Referência mundial em eventos para a indústria do plástico, a Feira K encerrou sua mais recente edição no dia 15 de outubro.

Realizada a cada três anos em Düsseldorf, Alemanha, a feira reúne fornecedores de matérias-primas, componentes, peças, produtos semiacabados, máquinas e equipamentos e serviços.

Nesta edição, foram 3.275 expositores de 66 países diferentes, distribuídos em 18 pavilhões e outras áreas externas. Mais de 175 mil visitantes passaram pelo evento, de 160 países.

A organização destaca a forte presença de visitantes profissionais vindos dos Estados Unidos e Brasil (10.000), Índia (6.400) e China (6.300).

Presença brasileira na K

Como em todas as edições, empresas e entidades brasileiras da indústria do plástico marcaram presença na Feira K 2025.

Entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF) participou com um estande institucional para divulgar a entidade e o mercado de embalagens flexíveis para o mundo.

“A internacionalização da associação é muito importante, porque a ABIEF representa um setor extremamente relevante no Brasil, especificamente no setor de alimentos, já que praticamente metade das embalagens flexíveis vão para a indústria de alimentos”, comenta o presidente da entidade, Eduardo Berkovitz. “Recebemos muitos empresários no nosso estande”.

Além da busca por tecnologia em máquinas e equipamentos, Berkovitz destaca o interesse dos visitantes da feira pela indústria petroquímica global.

“Neste sentido, tivemos um grande destaque com o estande da Braskem, muito bem montado, com área de apoio e reuniões, representando muito bem a petroquímica brasileira.”

Ele se refere ao Brazilian Colors & Solutions, espaço promovido pelo Think Plastic Brazil, projeto setorial de promoção internacional do plástico transformado brasileiro, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Além da Braskem, o espaço reuniu a Nanox e mais cinco empresas: Colorfix, Cromex, Lord, Raposo Plásticos e Valgroup.

Plástico Brasil representa o setor de eventos

Os representantes comerciais da Plástico Brasil também marcaram presença na K.

Para Linda Niggli, “este evento representou uma oportunidade única para estabelecer conexões diretas com nossos expositores internacionais e conhecer potenciais novos clientes”. Ela também destacou a relevância da feira como “ponto de encontro com associações do setor plástico mundial”.

Cleverton Ribas revelou como a K é um momento de prospecção para a Plástico Brasil 2027. “A nossa presença neste evento nos traz aprendizado para o processo e conhecimento de novas tecnologias, este evento internacional é a força motriz por trás da tecnologia pioneira em plásticos, oferecendo insights exclusivos e inovações”.

“A presença do time comercial da Plástico Brasil na K foi fundamental, simbolizando o encontro entre a maior feira de plásticos da América Latina e a maior da Europa, fortalecendo nossa posição no cenário internacional”, finalizou Linda.

Verde, inteligente e responsável

Com o tema O Poder dos Plásticos! Verde – Inteligente – Responsável, a Feira K 2025 apoiou-se em três tópicos centrais: “Moldando a Economia Circular”, “Abraçando a Digitalização” e “Cuidando das Pessoas”.

Para Berkovitz, esses tópicos puderam ser conferidos na prática durante o evento.

“A reciclagem realmente chama atenção porque está sempre presente nas máquinas e como um todo. Desde as últimas feiras, esse tema vem crescendo, e ele leva ao outro, que é a economia circular.”

O presidente da ABIEF defende que é preciso levar esta nova visão do plástico para o Brasil: que ele circula, é reciclável e uma das melhores opções, senão a melhor, para o mercado de embalagens.

“No que diz respeito às pessoas, é uma tendência mundial elas se dedicarem a buscar esse contato, trabalhar em parceria, trabalhar cooperativadas.”

Na sua avaliação, a própria K é um exemplo ao colocar lado a lado pessoas do mundo todo olhando, buscando informações, trocando ideias, conversando.

Expectativa global entre os plásticos

A instabilidade econômica global gerada pela atual política protecionista dos Estados Unidos era considerada um ponto de atenção pelos organizadores da Feira K.

Vale lembrar que no dia 10 de outubro, o presidente norte-americano anunciou que irá impor tarifa de importação de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro, em mais um capítulo da guerra comercial entre as duas superpotências.

O clima de expectativa durante a feira foi notado por Berkovitz. “A conversa com qualquer estrangeiro começava por questões técnicas, passava pelo mercado e acabava caindo nesse tema da globalização”.

Para ele, a expectativa se dá pela incerteza de compreender para onde vai a importante e pujante economia americana a partir de agora. “É tudo muito novo, ninguém tem respostas prontas”.

No entanto, ele ressalta a importância de as empresas de embalagens flexíveis buscarem cada vez mais a internacionalização. “Entendemos que o mercado interno é o sustentáculo do setor, mas é fundamental que os empresários olhem para o lado de fora e cresçam, porque é assim, trocando informações e conhecimentos que geramos inovação e mais negócios”.

Sobre os próximos eventos importantes para a indústria de plásticos, entenda a relação entre Tratado Global dos Plásticos e COP30.