O recurso natural mais importante para a vida, e para muitas atividades econômicas, precisa de mais cuidado. A redução do desperdício de água na indústria é essencial.
Esse é um segmento que gera grande consumo e, em muitos casos, também provoca desperdícios em muitas de suas operações.
Por isso, tão importante quanto adotar estratégias para economizar é identificar o desperdício de água dentro do ambiente da indústria.
Veja quais são as principais causas de desperdício de água dentro da indústria e confira algumas técnicas acessíveis para identificar o desperdício, sem a necessidade de fazer altos investimentos.
Principais causas de desperdício de água na indústria
Não há como contestar, as indústrias são grandes consumidoras de água. Exatamente por isso, devem ser adotadas medidas para limitar o uso sem comprometer a produtividade.
Dentre essas medidas, a eliminação de desperdícios de água é fundamental.
Para isso, vale conhecer as principais causas, como explicado por Mateus Souza, Gerente Geral de Vendas da GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle.
“Dentro do ambiente industrial, as principais causas de desperdício de água estão relacionadas às falhas operacionais que, em geral, podem estar ligadas a falhas de processo ou falhas de equipamentos.”
Alguns desses vazamentos são facilmente identificados, por estarem em áreas visíveis, porém em outras ocasiões os vazamentos ficam em locais fechados, sendo necessário remover maquinários e, às vezes, quebrar paredes para encontrar o ponto a ser reparado.
Esse é um dos motivos pelos quais muitos proprietários de indústrias postergam a iniciativa de reduzir o desperdício.
Souza também destaca que as consequências de tais falhas são variadas. “Podemos citar desde um simples vazamento em equipamentos ou tubulações, ou ainda danos graves que podem comprometer a segurança da planta, a integridade das pessoas ou danos ao meio ambiente”.
Dicas para identificar desperdícios de água dentro do ambiente industrial
Reuso ou reaproveitamento da água é um dos grandes desafios das indústrias consumidoras deste bem tão valioso.
Por isso, o gerente de vendas da GEMÜ destaca que um monitoramento eficiente é imprescindível. “Em qualquer indústria, o correto monitoramento dos níveis de consumo de água é de suma importância para que se evite o desperdício”.
Uma maneira simples de identificar desperdícios é adotar um geofone eletrônico. Popularmente conhecido como “caça vazamentos”, este equipamento consegue identificar vazamentos em até 50 metros de encanamento, sem precisar quebrar nada.
Outra forma que ajuda a identificar desperdício é promover a manutenção preventiva das instalações. Neste processo há a possibilidade de identificar quaisquer falhas que resultem em consumo excessivo de água.
Por fim, promover o serviço de balanço hídrico do processo industrial é também uma ótima recomendação. Este é um processo de avaliação e monitoramento do uso da água em uma instalação industrial.
Quando bem realizado, esse serviço tem como objetivo determinar a quantidade de água que é utilizada em um processo de produção industrial. Com isso é possível identificar onde ocorrem perdas ou desperdícios de água.
Principais medidas para reduzir o desperdício de água na indústria
Apesar dos muitos esforços em relação à poupança de água, tanto para redução de custos quanto para a proteção do ambiente, há muito que ainda deve ser feito.
A atuação consciente das empresas é fundamental neste contexto, tanto no consumo adequado quanto na adoção de estratégias para identificar desperdícios e reutilizar a água.
“A adoção de equipamento de alta qualidade aliada às boas práticas de manutenção e operação são fundamentais para a redução do desperdício de água”, salienta Souza.
Segundo o especialista, a adoção de sistemas de gerenciamento de ativos aplicados aos principais equipamentos pode auxiliar a indústria de diversas formas.
“Estes sistemas ajudam tanto na monitoração, histórico de ocorrências ou intervenções quanto no processo de tomada de decisão no sentido de manter a operação da planta nos níveis adequados de segurança e operação, com a melhor otimização possível do processo.”
No entanto, mesmo com a possibilidade de adotar grandes projetos, a diferença sempre estará nas pequenas ações diárias.
Ou seja, seguir as recomendações a seguir é imprescindível:
Realize inspeções regulares
Algumas fugas de água podem ser imperceptíveis, decorrentes de tubos velhos, válvulas não reguladas e torneiras que pingam. A realização de inspeções regulares permite evitar desperdícios de água.
Capture a água da chuva
Aproveitar a água da chuva não requer um grande investimento, basta utilizar pequenos tanques para a recolher e posteriormente usá-la para a limpeza geral.
Analise todos os processos da empresa
Com uma análise detalhada é possível identificar quais práticas requerem maior consumo de água na empresa. A partir daí é mais fácil atuar sobre os principais desperdícios.
Forme os seus colaboradores
Não adianta usar a melhor tecnologia com sabedoria se os seus colaboradores não contribuírem com a redução do desperdício de água. Os funcionários precisam ser informados através de conferências, seminários e avisos.
Adote a limpeza a seco
A lavagem a seco pode ser uma boa alternativa. Este serviço costuma ser mais caro, mas tem um apelo sustentável bastante grande.
Com essas ações, sua empresa dará um grande passo em busca de um uso mais sustentável da água, posicionando-se como uma fábrica sustentável e que se preocupa com a redução do desperdício deste bem tão valioso.
Agora que você sabe como identificar e solucionar o desperdício de água, confira o exclusivo Guia ESG e seus impactos na indústria de plásticos.