Com 2017 chegando ao fim, focar no planejamento estratégico para o próximo ano é fundamental. Isso porque, para que 2018 seja um período mais positivo para a indústria brasileira, incluindo o setor do plástico, não há outra coisa a se fazer a não ser melhorar a gestão.

Pensando nisso, separamos, a seguir, três dicas importantes para que você possa aprimorar cada vez mais a forma de gerenciar a sua empresa, independentemente do contexto econômico de 2018. Confira:

Saia do “mais do mesmo”

Diante da retomada da economia que começou a dar seus primeiros sinais em 2017, as empresas não podem mais ficar presas ao tradicional “mais do mesmo”. Uma prioridade para o próximo ano é reestruturar a capacidade de inovar em todos os sentidos: modelos de negócio, produtos, processos, organização, etc.

Falamos muito por aqui ao longo deste ano sobre as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo conceito da Manufatura Avançada, também chamada de Indústria 4.0. Sair na frente, contemplando-a em seu planejamento estratégico o quanto antes, fará com que sua velocidade de retomada seja superior à de seus competidores.

Redesenhe os processos

Em função dos tempos difíceis, boa parte das empresas teve de reduzir pessoas, estruturas e recursos. Mas agora, diante de uma nova perspectiva, é chegada a hora de rever todos os processos da sua indústria, redesenhando fluxos de valor que entreguem produtos e serviços de forma altamente produtiva, flexível e rápida aos clientes.

Melhore a gestão do capital humano

O maior dano de uma empresa é o desengajamento de seus funcionários, principalmente depois de momentos difíceis como os vividos nos últimos anos. Por isso, é necessário criar um ambiente no qual todos participem, quebrando silos organizacionais e maximizando o foco no cliente.

“Quando se trata da gestão de pessoas, empresas dos mais diversos portes acabam falhando na questão do engajamento de pessoas. Mais do que benefícios, a empresa precisa engajar seu colaborador, fazendo com que ele se sinta parte daquela organização”, afirma Francisco Albuquerque, coordenador da pós-graduação em Design Estratégico do IED-SP, e sócio da Arco | Desenvolvimento Criativo.

Se você não tem recursos para oferecer benefícios financeiros aos seus colaboradores, invista em treinamentos e capacitação. Isso, além de desafiar os funcionários, é uma excelente maneira de o empreendedor reter talentos, demonstrando que investe em sua equipe.

Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e confira mais dicas sobre como melhorar a gestão da sua indústria em 2018. Até a próxima!