Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Softwares de gestao de sustentabilidade

Como um software de gestão de sustentabilidade pode impulsionar sua indústria

Uma performance de sustentabilidade otimizada hoje se reverte em vantagens competitivas, acesso a recursos financeiros e a mercados de exportação. Saiba mais!

A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço estratégico na mesa de negócios das grandes empresas. Fatores como economia de baixo carbono, matriz energética renovável, redução da emissão de gases de efeito estufa, redução do consumo de água, energia e resíduos, bem como diversos indicadores sociais, tornaram-se questões centrais de governança. O desafio atual das empresas é como lidar de maneira eficiente com todas essas variáveis de dimensões socioambientais e garantir uma melhoria contínua de sua performance. Para a indústria do plástico, alvo de tantas críticas e atuando na linha de frente perante a opinião pública, esse tópico é especialmente sensível - e é hora de o setor se apropriar dessa discussão. 

Identificar e encontrar meios de otimizar os resultados sustentáveis pode ir além de reforçar as iniciativas de reciclagem e aumentar o índice de reciclabilidade dos materiais. Além de diminuir as perdas de materiais e direcioná-las corretamente, indústrias e empresas do setor do plástico podem entender e gerir com mais clareza a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e o uso de recursos como água e energia elétrica.  

Software de gestão de sustentabilidade: saiba mais

Segundo Felipe Bittencourt, fundador e diretor executivo da WayCarbon (desenvolvedora do Climas, software de gestão da sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e compliance), a gestão da sustentabilidade é uma oportunidade de aumentar a eficiência e reduzir o custo. "Investir em sustentabilidade pode gerar vantagens como a abertura de novos mercados, a valorização da marca e a redução de custos operacionais, por exemplo", comenta Bittencourt. 

Softwares como o oferecido pela empresa permitem metrificar e atuar proativamente para melhorar o desempenho. O propósito de soluções como essa é contribuir para que as empresas obtenham vantagens competitivas, mais acesso a recursos e a mercados de exportação, protegendo a reputação das marcas perante a sociedade e reduzindo seus riscos.

Softwares de gestão de sustentabilidade fornecem um controle mensal de indicadores de sustentabilidade – como emissões de gases de efeito estufa (GEE), energia, água, resíduos e/ou indicadores sociais. Além disso, o Climas facilita a gestão dos principais programas de relatos de sustentabilidade como o Global Report Initiative (GRI) e o Dow Jones Sustentability Index – (DJSI) – apontando responsabilidades de colaboradores para preenchimento dos formulários e permitindo que se tracem e monitorem planos de ação.

Dores operacionais e novas oportunidades

“A solução Climas inicialmente endereça uma dor operacional do mercado, pois as empresas normalmente não contam com ferramentas para coletar dados de sustentabilidade e acabam perdendo muito tempo preenchendo formulários e relatos. Com o Climas, além da coleta e processamento de informações, as empresas obtêm relatórios automatizados e análises do que devem fazer para melhorar sua performance. Nosso objetivo é acompanhar o cliente em toda sua jornada da sustentabilidade, da operação até a estratégia”, explica Breno Rates, Diretor de Produtos da WayCarbon.

Soluções como essa são parametrizáveis de acordo com a realidade de cada empresa, facilitando todo o processo de gestão, seja para monitoramento ou relatos como para suporte a tomada de decisões que levem a melhorias no campo da sustentabilidade. “Idealizamos o Climas para que as empresas deixem de ser meras espectadoras do processo de melhoria de sustentabilidade, mas sim utilizem o software para gerar informações estratégicas e fazer transformações reais e efetivas em como lidam com o tema da sustentabilidade”, finaliza Rates. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar