Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aplicação e vantagens do plástico PCR

plástico PCR.png
Utilizar o plástico PCR é abraçar a sustentabilidade e aproveitar uma oportunidade de negócios. Veja vantagens e aplicação do material!

O plástico PCR (post-consumer resin) é feito a partir de resinas pós-consumo e resíduos plásticos de indústrias. É uma opção interessante para dar novos usos para esse material. Mas você conhece bem quais as características desse material, como ele é feito e para que pode ser aplicado?

Apontamos, a seguir, as aplicações e vantagens do plástico PCR!

Plástico PCR: princípio sustentável de consumo

O plástico é visto como um vilão do meio ambiente por muitas pessoas. De fato, seu uso desenfreado e sem consciência nas últimas décadas justifica esse pensamento. No entanto, atualmente, há uma grande preocupação da indústria para fazer o reaproveitamento do material.

Inclusive, é uma boa oportunidade de negócios, pois o plástico descartado corretamente movimenta a cadeia econômica e garante a produção de materiais de alta qualidade. O plástico PCR é um bom retrato dessa perspectiva, pois é uma resina vinda de produtos já fabricados para outros fins.

Os especialistas da Embalatec, empresa especializada no desenvolvimento de soluções plásticas para a indústria, apontam que ele é um exemplo muito claro do processo da cadeia circular, pois há reintrodução da resina pós-consumo no processo produtivo de novos produtos.

Na visão deles, “ao invés de extrair matéria-prima virgem, oriunda da queima de combustíveis fósseis, quem usa o PCR para o desenvolvimento de produtos está utilizando na composição material já utilizado”. Por isso, consideram que esse tipo de plástico obedece a um princípio sustentável de consumo.

Eloy Queija, diretor da companhia, explica que essa é uma postura assumida pela empresa: “Percebemos que o caminho para a transformação é incentivar a economia circular, que permite devolver recursos ao ciclo produtivo, como já funciona na natureza. O reaproveitamento de recursos nos permite desenvolver produtos sem extrair novas matérias-primas, mantendo a funcionalidade das soluções que desenvolvemos”.

E como a indústria do plástico pode aplicar o plástico PCR?

Vantagens do material

A primeira vantagem do plástico PCR é seu princípio sustentável, como acabamos de pontuar. Um segundo benefício que deve ser apontado é sua qualidade. Muito se pensa que um plástico de reuso não é eficaz. No entanto, tudo dependerá do uso que o plástico PCR ganhará na nova forma após passar pelo processo de modificação para reutilização.

Em alguns usos, não há qualquer perda em termos de funcionalidade. As bobinas para mesas de corte, produzidas pela Embalatec, são plásticos utilizados no processo de corte industrial de peças de roupa. Para este caso, o PCR é ideal, pois é sustentável, apoia a cadeia de negócios baseada na logística reversa e apresenta alto custo-benefício.

O custo-benefício é a terceira grande vantagem, pois ele é muito mais barato do que o material virgem.

Aplicação do plástico PCR

A principal aplicação do plástico PCR são produtos plásticos utilizados nos processos industriais. Isso porque, nestes contextos, o apelo estético é irrelevante. Ao ser transformado, o PCR pode ganhar um aspecto escuro, na cor marrom. Mas isso é irrelevante quando falamos de bobinas, por exemplo.

O que não quer dizer que os produtos originados do PCR sempre terão cor escura. Pelo contrário. É possível encontrar bobinas e sacos plásticos em cores claras, como se fossem feitos de resina virgem.

Por isso, muitas indústrias podem se beneficiar do uso desse material. Especialmente no que tange a sustentabilidade, com atuação dentro da economia circular, e a viabilidade econômica para o negócio.

Veja, a seguir, algumas aplicações industriais desse plástico:

  • Bobinas para túnel de encolhimento (alto desempenho no encolhimento e resistência após aplicação).
  • Bobinas para diversas aplicações na indústria, com opções em folha, tubolares, infestadas e outras.
  • Bobinas para mesa de corte (processo de corte automático na indústria têxtil).
  • Bobinas e sacos plásticos para diversas aplicações na indústria.
  • Filme stretch para unitização, proteção e transporte de volumes.
  • Soluções em fechamento de embalagens para seu negócio.
  • Fitas de arqueamento, máquinas e acessórios.

Utilizar o plástico PCR é abraçar a sustentabilidade e aproveitar uma oportunidade de negócios. Com tantas vantagens e possibilidades de aplicação, as empresas podem encontrar materiais com alto custo-benefício.

Veja como a sustentabilidade e a inovação são o futuro da indústria do plástico!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar