No Brasil, a economia circular e a reciclagem de plásticos representam um compromisso que ganha cada dia mais importância entre fabricantes e a sociedade como um todo. Tal fato estimula a busca pelas melhores máquinas para reciclagem.
Os esforços da indústria, da sociedade e do poder público em tornar a economia circular uma realidade fazem com que os investimentos nas diferentes máquinas para reciclagem cresçam.
Mas, para entrar neste mercado e contribuir com a destinação correta de resíduos plásticos, a indústria tem o dever de considerar algumas dicas e recomendações para comprar suas máquinas.
Com base nessa necessidade, entenda o potencial do setor destinado à reciclagem de plásticos no Brasil e confira algumas dicas para comprar máquinas e entrar neste setor.
Reciclagem de plástico no Brasil: crescente e com grande potencial
Durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, algumas indústrias prosperaram. Dentre elas estão as fabricantes de embalagens plásticas, que apresentaram um crescimento de 7%.
Esse aumento foi motivado pela alta nos serviços de delivery e na venda de alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Por consequência, a geração de resíduos de plástico também foi crescente e isso estimulou as fábricas de reciclagem de plásticos.
No Brasil, a reciclagem de produtos plásticos é uma atividade que começa a ser bastante explorada dentro da tão falada economia circular. E os números recentes comprovam isso.
Estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), divulgado em dezembro de 2021, apontou que 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo no Brasil foram reciclados em 2020.
Este resultado mostra que a reciclagem mecânica de plásticos vem se desenvolvendo rapidamente no país, gerando novas plantas de reciclagem de plásticos.
Ou seja, mesmo diante de muitas dificuldades, o Brasil está começando a virar o jogo. Segundo Adão Braga Pinto, Gerente Comercial da Seibt Máquinas para Plásticos, a produção de plásticos reciclados tende a seguir em evolução, já que há uma demanda crescente por produtos com conteúdo plástico reciclado.
“O aumento da demanda pode ser traduzido pela necessidade crescente de uso de plásticos reciclados por grandes empresas e o importante significado sustentável deste produto”, diz o gerente.
Máquinas para reciclagem de plástico: quais você deve investir?
Você deve estar se perguntando: quais máquinas para reciclagem eu devo ter?
Segundo empresas que oferecem equipamentos ao setor, as máquinas necessárias para colocar em funcionamento uma linha de reciclagem de plástico dependem muito de algumas variáveis que serão comentadas a seguir.
Mas, segundo Adão Braga Pinto, a reciclagem mecânica passará pelas etapas de moagem, lavagem e secagem. “A essas etapas podemos também agregar as etapas como lavagem a quente e segregação de materiais indesejados. Para isso usamos equipamentos de leitura óptica, entre outros”, complementa.
Assim, de forma bastante resumida, as seguintes máquinas para reciclagem devem fazer parte de uma planta com este propósito:
Moinho: composta por lâminas fixas e rotativas, essa é uma máquina que corta e tritura o plástico e o transforma em flocos de aproximadamente 1cm.
Lavadora: equipamento em formato cilíndrico composto por um cesto com orifícios cuja função é injetar água no material moído e centrífuga-lo para que eventuais impurezas e sujidades sejam retiradas, otimizando a fase seguinte.
Tanque separador: tem a função de separar os polímeros pela densidade. Em formato retangular, este tanque possui palhetas que movimentam o material para a fase seguinte.
Secadora: tem o objetivo de retirar ao máximo a umidade adquirida na fase anterior, usando pás que espremem o material molhado. Alguns modelos também utilizam ventiladores e circulação de ar quente.
Aglutinador: este equipamento tem a função de compactar e pré-aquecer o material, aglutinando-o para a fase seguinte.
Extrusora: aquece o material para que ocorra ao mesmo tempo a fusão e a modelagem do plástico.
Granulador: transforma os fios de plástico gerados na extrusora em grãos. Este equipamento corta os filamentos plásticos visando obter uma granulometria uniforme. Consequentemente, estes grãos serão utilizados como matéria-prima para novos produtos plásticos.
Dicas para comprar máquinas para reciclagem
Como você pode ver, muitas são as máquinas que toda planta de reciclagem deve ter, algumas são bastante simples, e outras apresentam funções mais complexas. Mas, há algumas dicas que todo empresário da área deve considerar. Veja:
1. Considere as características do material plástico
Hoje, no mercado brasileiro de plásticos há uma variedade muito grande de polímeros. Cada um deles exige um tipo de processo e de máquinas para que sejam reciclados, como ressalta Adão Braga.
“As máquinas para reciclagem mais adequadas podem ser definidas de acordo com as condições e características do material a ser reciclado, bem como o nível de descontaminação necessário para a sua aplicação final."
2. Nunca se esqueça de fazer um planejamento eficiente
Montar uma empresa destinada à reciclagem do plástico requer muito planejamento, somente assim o negócio poderá ser mais funcional.
Além disso, as máquinas para reciclagem de plástico devem ser escolhidas com base na qualidade do equipamento e da empresa, assim como a facilidade de aquisição de peças para reposição e manutenção.
Ou seja, tenha sempre os melhores fornecedores de máquinas para reciclagem ao seu lado.
3. Tenha bons colaboradores para operar as máquinas
Além de ter as melhores máquinas para reciclagem à sua disposição, é essencial que sua empresa tenha também profissionais devidamente treinados para operar cada equipamento.
Há também a necessidade de profissionais treinados para a instalação dessas máquinas. Eles devem ter a capacidade de oferecer um serviço de qualidade e que não vai causar danos aos materiais, nem oferecer riscos aos operadores.
4. Outros pontos que merecem total atenção da sua empresa
Além do maquinário para montar uma linha de reciclagem de plástico e profissionais devidamente treinados, é fundamental ter um layout otimizado e que respeite o processo produtivo.
“O direcionamento principal da sua empresa deve ser quanto ao tipo de material plástico, capacidade produtiva desejada, nível de automação e qualidade construtiva dos equipamentos que interferem diretamente na eficiência e estabilidade dos processos”, finaliza o gerente comercial da Seibt.
Dessa forma, organização e planejamento, assim como máquinas para reciclagem de qualidade superior e profissionais qualificados são fundamentais para o sucesso de uma planta destinada à reciclagem de materiais plásticos.
Aproveite este conteúdo e confira dados sobre a importância da reciclagem no Brasil.