Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

economia circular

3 cases de sucesso de economia circular do plástico

A economia circular do plástico auxilia a indústria a alcançar eficiência energética. Trouxemos alguns cases de sucesso para você se inspirar!

A economia circular do plástico auxilia a indústria a alcançar eficiência energética. Além disso, também ajuda a demonstrar que o plástico é benéfico e seu uso pode reinventado, aproveitando suas qualidades e vantagens e, ao mesmo tempo, garantindo um impacto responsável no uso dos recursos. Baseada no aumento da sustentabilidade e na diminuição de desperdícios, ela atua se baseando no prolongamento da vida útil e na reincorporação de resíduos no ciclo produtivo por meio da reciclagem. Para reforçar que é possível aproveitar o melhor que o plástico tem a oferecer, sem comprometer o meio ambiente, trouxemos 3 cases de sucesso de economia circular do plástico.

Insecta Shoes: sapatos a partir de reciclagem de garrafas PET

A Insecta Shoes é uma marca de sapatos veganos fundada em 2014 por Barbara Mattivy. De acordo com a empresária, “todos os modelos são feitos com a reutilização de roupas vintages, garimpadas em diversos locais, e tecido ecológico feito com a reciclagem de garrafas PET. O solado também é de borracha reaproveitada e o restante dos materiais usados é excedente da indústria”.

A empresa surgiu a partir de uma parceria entre MAG-P Shoes (produzia calçados com excessos de couro da indústria) e o brechó Urban Vintagers. Juntos, produziram 20 pares exclusivos para o brechó, o que foi o início da Insecta. 

Para Bárbara, o conceito da economia circular do plástico é incorporada na própria visão da empresa. Em sua visão, “a marca segue em busca constante por eliminar resíduos e substituir materiais. A vontade de ser sustentável vai muito além da criação dos sapatos, mas também por meio de atitudes. Na Insecta Shoes trabalhamos para repensar a economia, buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe pelo mundo”.

Atualmente, a empresa produz quase mil pares por mês e possui lojas físicas em São Paulo, Porto Alegre, Brumadinho (MG), Nova York, Los Angeles, Toronto (Canadá), Berlim (Alemanha), Paris (França), Barcelona (Espanha), Tel Aviv (Israel), além do e-commerce. 

Desde sua fundação, a Insecta Shoes utilizou mais de 21 mil garrafas de plástico, 2 mil metros de tecido reaproveitado, 1 tonelada de algodão reciclado, 1,6 toneladas de caixas de papelão e mais de 7 toneladas de borracha reciclado, sem explorar nenhum animal.

Santa Catarina Plaza Hotel: dispensers e uso de refil

A Realgem’s Guest Solutions é uma empresa líder em amenities e soluções sustentáveis para o mercado hoteleiro. Sua mais recente criação que envolve a economia circular do plástico diz respeito aos dispensers de cosméticos utilizados pelos hóspedes. Sua ideia principal é diminuir os desperdícios do plástico no setor a cada nova diária. 

Os dispensers possibilitam fácil reposição dos cosméticos utilizados diariamente pelos hóspedes. Não há necessidade de substituí-los a cada nova diária, o que evita o desperdício e reduz a produção de frascos de plástico, ainda que biodegradáveis.

O Santa Catarina Plaza Hotel é um dos clientes do Realgem’s. Eliane Pereira Martins, subgerente do hotel, ressalta que os produtos apresentam diferenciais interessantes para o mercado. Ela destaca o Naalt Hotel, em Joinville, onde os dispensers são adotados nas áreas sociais. 

O gerente do Naalt Hotel, Filipe Albuquerque, pontua que “os dispensers estão tendo uma boa aceitação por nossos colaboradores e hóspedes que utilizam nos espaços sociais”, e que a novidade traz conscientização e economia. 

RL Higiene: resíduos no rumo certo

A RL Higiene é uma empresa que está no mercado há 43 anos oferecendo produtos, processos e gestão profissional de limpeza. Ela criou o conceito de Limpeza Sustentável, definida como a limpeza “capaz de proteger a saúde das pessoas que fazem uso dos espaços e das que operam a limpeza”. Sua principal ideia é utilizar a menor quantidade possível de recursos materiais, garantindo o mínimo e adequado descarte na natureza. 

Dentro desse conceito, é um importante ator na economia circular do plástico. Inspirada pela lógica da compensação de carbono, a RL calcula a quantidade de resíduos gerados pela venda de produtos e destina o montante equivalente à YouGreen, parceira da empresa, e aos recicladores de embalagens plásticas.

Além disso, a empresa foi a pioneira em neutralizar 100% da massa de resíduos, excedendo os 22% exigidos pela legislação brasileira. Em um ano, ela compensou 7.525 kg de resíduos plásticos. 

Para completar seu trabalho de sucesso na economia circular do plástico, a RL Higiene garante a rastreabilidade dos materiais recicláveis e acompanha o ciclo de vida completo do produto. Não à toa, a parceria com a Yougreen garantiu à RL Higiene o segundo Prêmio Eco de sua história, prêmio mais renomado em matéria de sustentabilidade empresarial, promovido há 35 anos pela Amcham (Câmara Americana de Comercio Brasil-Estados Unidos). 


A economia circular do plástico traz diretrizes importantes para otimizar o uso desse material. A reciclagem é uma das medidas eficazes que trabalham em prol da sustentabilidade, e temos um dossiê completo sobre ela. Baixe agora o e-book sobre o processo de reciclagem química!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar