Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cerimônia de abertura e coletiva da ABIMAQ abrem a Plástico Brasil 2023

Article-Cerimônia de abertura e coletiva da ABIMAQ abrem a Plástico Brasil 2023

Cerimônia de Abertura Plástico Brasil 2023.png
Com 100% de ocupação, o primeiro dia do evento contou com a presença de autoridades e cenário otimista para indústrias do plástico

Nesta segunda-feira, 27 de março, começou a Plástico Brasil 2023 – Feira Internacional do Plástico.  

Em sua terceira edição, e após uma pausa de quatro anos pelo período de pandemia, o evento retornou com mais de 800 marcas expositoras em 40 mil m², no São Paulo Expo.  

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), com realização da Informa Markets. 

O evento acontece até sexta-feira, dia 31 de março, sempre das 10h às 19h. Além de lançamentos e produtos inovadores para transformação do plástico, a feira conta com palcos especiais e programação de conteúdo especializado. E tudo gratuito! 

Confira como foi a cerimônia de abertura da Plástico Brasil e também os destaques da coletiva de imprensa da ABIMAQ.  

Cerimônia de Abertura Plástico Brasil 2023 

Foi com um sentimento de “saudade” que o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, abriu a cerimônia de inauguração. 

O executivo fez questão de destacar o caráter de “reunião de família” do evento e sua contribuição para movimentar uma indústria, a do plástico, que está presente em 90% de todas as demais indústrias. 

Bastante prestigiada, a cerimônia contou com a presença de representantes do BNDES, Ministério do Trabalho e Prefeitura de São Paulo, do COO da Informa Markets, Nicholas Owen, e de entidades como EMBRAPII e ABIPLAST. 

As falas destacaram a alta tecnologia e inovação dos lançamentos das marcas expositoras, as oportunidades de investimento público e privado disponíveis, o apoio do setor produtivo a reformas estruturais – como a Tributária e a Administrativa – para melhorar a competividade, e a constante preocupação da cadeia do plástico com a sustentabilidade e a economia circular.  

“A questão ambiental nos impõe o desafio de apresentar soluções propositivas para enfrentar a vilanização do plástico. Este desafio é também uma oportunidade que vem motivando empresas a melhorar seus processos e ganhar produtividade”, lembrou José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST. 

Ao final, ficou o convite da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso, para que o poder público municipal e as entidades representativas unam-se para desenvolver um plano de economia circular para a cidade, com ampla participação das cooperativas de reciclagem. 

E a expectativa é que a feira siga crescendo! 

Segundo José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, a área deve crescer 20% na próxima edição, em 2025. A ideia é acomodar, entre outros, fabricantes de matéria-prima que manifestaram interesse em participar e não puderam ser atendidos por falta de espaço. 

Coletiva ABIMAQ destaca dados e projeções do mercado 

A Plástico Brasil acontece em um momento particularmente positivo para a indústria de máquinas e equipamentos. Números do mercado foram revelados pela ABIMAQ com exclusividade no primeiro dia da Plástico Brasil. 

Em fevereiro, o setor apontou receita líquida 7% maior (R$ 21,7 bilhões) que no mês anterior, puxada em grande parte pelas exportações, que no primeiro bimestre acumularam crescimento de 16,4%. 

O objetivo, agora, é reverter a queda de 2022. “A previsão é terminar este ano com crescimento de 2,4%”, projeta Velloso. 

A projeção se baseia em diferentes fatores, entre eles a disposição da nova administração federal em reconstruir os sistemas de exportação e de investir em infraestrutura, a qualidade de nível internacional das máquinas e equipamentos exportados pelos fabricantes brasileiros e a necessidade de modernização do parque industrial.  

“A Indústria 4.0 está chegando rapidamente a indústrias de todos os portes e, mesmo sem dados oficiais, acreditamos que a maioria das empresas ainda trabalha com máquinas de duas, três gerações atrás”, afirmou Paulucci. 

A ocupação da capacidade instalada também reagiu positivamente em fevereiro e atingiu 77,6%, enquanto o quadro de pessoal teve alta de 0,5%, chegando a 394 mil pessoas empregadas de forma direta. 

Plástico Brasil 2023: participe! 

Nosso reencontro está apenas começando! Você ainda pode visitar o evento e conferir inovações e lançamentos em matérias-primas, máquinas, ferramentas, moldes, softwares, linhas de reciclagem e mais. 

Confira as atrações da Plástico Brasil com horários do Parque de Ideias, das demonstrações SMED e mais informações. 

Lembre-se, a participação é 100% gratuita! Credencie-se para a Plástico Brasil 2023 e faça parte da maior e mais completa feira da indústria de plásticos na América Latina. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar