Na última década, a indústria mundial passou e continua passando por diversos avanços tecnológicos que transformaram a forma com que a indústria é gerida. Consequentemente, o nível de especialização de profissionais que atuam na área é crescente.
Por isso, se você é um profissional que pretende crescer junto com a tecnologia, você deve, necessariamente, buscar a atualização constante do seu currículo e a especialização técnica ou até uma pós-graduação na sua área são medidas bastante interessantes.
Confira quais são os principais tipos de especialização dentro da área industrial e as recomendações para definir o melhor momento para dar um upgrade na sua carreira profissional.
Especialização: por que buscar esse upgrade na carreira?
Não é mais novidade para ninguém que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, competitivo e tecnológico. Isso pede a qualificação dos profissionais, dando a eles a capacidade de se adequar ao cenário apresentado.
Fazer um curso superior continua sendo muito importante, mas é apenas o começo da carreira, como opina Aparecido Roberley Borghi, Professor da Pós-Graduação em Engenharia de Embalagens no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT):
“Os cursos de graduação têm em sua grade curricular uma abordagem generalista, que oferece aos estudantes uma visão da profissão escolhida, que, por sua vez, tem segmentos de atuação onde o estudante poderá desenvolver sua carreira.”
Assim, para alavancar sua carreira ou aumentar as oportunidades de crescimento, este profissional já graduado pode decidir fazer uma especialização em áreas mais específicas.
Por isso, há cada vez mais brasileiros buscando uma especialização e uma pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
Ao buscar essa especialização, Aparecido Borghi cita como principais vantagens ao profissional:
- Networking com profissionais da sua área, ampliando a rede de contatos;
- Exposição do seu conhecimento a novos conceitos e atualização técnica;
- Empregabilidade e oportunidades de novos desafios de trabalho;
- Possibilidade de mudar de cargo, área ou empresa, com maiores responsabilidades e salário maior.
Especialização agrega diferenciais ao profissional
No atual momento do mercado corporativo, as organizações buscam cada vez mais montar equipes possuidoras de competências técnicas e comportamentais.
Estas companhias entendem que a busca por diferenciação e vantagem competitiva passa por equipes de alta performance e desempenho e, nada melhor para isso, do que ter profissionais especializados.
Para explicar isso, Borghi cita estudos publicados por agências de pesquisas e tendências, que mostram a necessidade de as empresas se reinventarem para se sobressair no cenário ultra competitivo.
E para o professor do IMT, esse cenário exige que nós profissionais também desenvolvamos novas habilidades. “Imaginemos a dificuldade de um profissional, que não conhece o básico em tecnologia da informação, desenvolver uma carreira nos próximos cinco a dez anos? Ele estará fora do mercado!”, diz.
Por outro lado, o profissional que dominar tecnologia da informação terá um diferencial competitivo para concorrer às novas vagas de emprego e se manter no mercado.
Portanto, a dica é: cabe ao profissional sempre ter a necessidade legítima de conhecer e aprender algo novo e aprimorar o currículo.
Qual especialização você deve escolher?
Hoje em dia o profissional pode dar um upgrade na sua carreira por meio de um curso técnico, graduação, formação continuada, especialização, mestrado e doutorado. Qual escolher?
Inicialmente, o profissional precisa entender em qual degrau da “escada do conhecimento” ele está. Se ele procura o primeiro emprego, ter um curso técnico é fundamental. Se você já tem uma graduação e quer se especializar, você pode partir para outra graduação, um mestrado ou um MBA, e assim por diante.
Mas, vale também entender o que cada um destes degraus representa.
O professor do IMT explica que os cursos técnicos são formações de nível médio e a graduação em uma Universidade é uma graduação em nível superior. A carga horária de ambas é diferente.
“Os cursos de formação superior podem chegar a 5 anos e tem uma abordagem mais generalista, enquanto que um curso técnico chega a três anos e é mais focado em áreas profissionais específicas.”
Os cursos de formação continuada, por sua vez, são de curta duração com abordagem prática. “Estes cursos buscam qualificar profissionais para atender necessidades regionais e suas indústrias em nosso país”, explica Borghi.
Quanto à especialização, ela é bastante variada. Desde a especialização em um segmento, à pós-graduação e MBA (Master in Business Administration). Segundo Borghi, a carga horária e o objetivo final do curso é o que os distinguem.
“A pós-graduação é orientada a especializar um estudante nas suas áreas de atuação. O MBA, por sua vez, tem uma carga horária maior e mescla abordagens técnicas e comportamentais direcionadas a executivos com maior experiência”, diz o professor do IMT.
Por fim, tanto o mestrado quanto o doutorado, conhecidos por stricto sensu, primam por uma formação voltada à pesquisa e docência.
Mas afinal, qual é o melhor momento para buscar uma especialização?
Fazer uma especialização demanda tempo, dedicação e dinheiro. Então, antes de decidir por investir em uma especialização, vale a pena refletir sobre os prós e contras deste período para assim definir o melhor momento.
Dessa forma, Aparecido Roberley Borghi sugere que o profissional deve ter clareza do seu momento de carreira. “O profissional precisa olhar para dentro e ver se está feliz com sua profissão e, por isso, deseja se aprofundar nela.”
Depois é dever do profissional identificar qual o melhor tipo de especialização que mais vai agregar à sua carreira. “Ele deve pesquisar e ver se o que mais agrega é um MBA, uma especialização ou uma pós-graduação”, sugere o professor.
O professor do IMT explica que essa reflexão é importante, pois cada uma das especializações tem suas exigências e pré-requisitos.
Dessa forma, iniciar um curso de especialização em sua área de atuação pode ser a oportunidade de relacionamento com profissionais da sua área, gerando networking e, claro, dando um peso em seu currículo.
Portanto, se você tem garra, força de vontade e muita vontade de aprender e crescer na carreira, invista em uma especialização e dê o upgrade que sua carreira merece.
Aproveite este conteúdo e baixe nosso guia para melhor gestão de pequenas indústrias!