Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Trabalho remoto na indústria

Trabalho remoto na indústria: a tendência que veio para ficar

O trabalho remoto na indústria permanecerá no pós-pandemia, pois trouxe vantagens para as organizações, inclusive, maior produtividade e redução de custos.

Um estudo do Centro de Pesquisa Econômica Europeia (ZEW) aponta que empresas do setor de serviços e da indústria manufatureira manterão o trabalho remoto no pós-pandemia. Se, antes da crise do novo coronavírus, apenas 25% das empresas dos setores automotivo, químico e de engenharia mecânica adotavam o trabalho remoto na indústria, atualmente, já são mais de 50% das companhias do setor manufatureiro.

A realidade brasileira não é diferente. Estima-se que, pelo menos, 30% das empresas manterão o trabalho remoto, mesmo com o fim da pandemia. Produtividade mantida, maior qualidade de vida e benefícios foram descobertos com o trabalho remoto na indústria.

Veja por que essa tendência continuará no pós-pandemia!

Trabalho remoto na indústria: futuro híbrido

A pandemia, apesar de suas consequências negativas inestimáveis, trouxe uma grande oportunidade para a indústria: a necessidade de inovar. Seja caminhando rumo à transformação digital, seja com o trabalho remoto na indústria, o modo de trabalho precisou ser modificado à força. Quem já estava neste processo, precisou acelerar seus passos para se adaptar o quanto antes.

Por isso, no pós-pandemia, é compreensível que o caminho percorrido seja mantido em seus pontos positivos. Para Dyogo Junqueira, VP de Vendas e Marketing da ACSoftware, estamos caminhando para um futuro híbrido:

“Muitas empresas - dependendo da sua atividade -, irão adotar o home office como padrão. As áreas da indústria não ligadas ao chão de fábrica – como vendas e administrativo - poderão adotar o trabalho remoto como alternativa para otimização do trabalho, inclusive na indústria do plástico. Esse período da pandemia está apresentando uma oportunidade para acelerar esse movimento, com parte das indústrias estão se adaptando”.

Vantagens do trabalho remoto na indústria

As vantagens do trabalho remoto na indústria são inúmeras. Segurança para o funcionário, redução de custos com estrutura física e qualidade de vida são as principais. No entanto, para que isso aconteça, é preciso se atentar à segurança da informação no ambiente virtual.

Rogério Soares, diretor de Pré-Vendas e Serviços Profissionais da Quest Software LATAM, acredita em um futuro híbrido, desde que a indústria viabilize formas para manter a disponibilidade e segurança dos ambientes virtuais. Para ele, manter a segurança e a rotina deste funcionário é um desafio a ser superado pela equipe de TI.

“Para que as empresas possam promover esse ambiente híbrido, devem ser aplicados recursos em segurança cibernética, treinamentos com funcionários sobre o tema, além do investimento de soluções em segurança da informação para que possam proteger o equipamento de seus funcionários e todo seu ambiente corporativo”, explica.

Se isso ocorrer, as vantagens certamente poderão ser usufruídas com segurança. Explicamos cada uma brevemente a seguir.

Segurança para o funcionário

Quando se fala em trabalho remoto na indústria, em um contexto de pandemia, a segurança é algo fundamental. Enquanto não existir uma vacina segura, capaz de prevenir o contágio, o home office proporciona segurança à saúde do profissional. Mas e em um contexto de pós-pandemia, sem o perigo de contaminação pelo vírus?

Também podemos abordar a segurança em seu aspecto físico. Boa parte das indústrias trabalham com jornadas em turnos, inclusive noturnos. Infelizmente, convivemos com alta violência no Brasil, que é mais acentuada à noite. Com o trabalho remoto, os profissionais não estão sujeitos a ações criminosas.

Redução de custos com estrutura física

Se existem menos pessoas alocadas na indústria, a necessidade de espaços físicos para as equipes é menor. Isso se relaciona mais especificamente com os setores administrativos, que podem realizar integralmente seus trabalhos de qualquer ambiente. Com menor necessidade de espaços, a redução de custos para manter a estrutura é evidente. Mesmo se considerarmos os custos para manter uma tecnologia de ponta na indústria, eles não se comparam aos gastos com estrutura.

Qualidade de vida e motivação para as equipes

Falar em home office é pensar em flexibilidade de horário para trabalhar e comodidade. Sem horas de trânsito e com menos custos com alimentação e deslocamento, os profissionais da indústria poderão usufruir de maior qualidade de vida.

Consequentemente, eles vão utilizar seus recursos financeiros em proveito próprio, além de sentir menos estresse. Isso contribui para a motivação das equipes, que se sentem melhor física e mentalmente no trabalho. Resultado: alta produtividade.

O trabalho remoto na indústria permanecerá no pós-pandemia, porque trouxe muitas vantagens para a organização, inclusive maior produtividade e redução de custos. No entanto, para que a medida seja eficaz, é preciso inovar os processos, prezando sempre pela segurança cibernética.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a gestão digital na indústria do plástico!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar