Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistemas de injeção valvulados

Sistemas de injeção valvulados: quais as diferenças?

Nos sistemas de injeção valvulados, há o acréscimo de um conjunto (de cilindro ou agulha) sobre o sistema de câmara quente tradicional. Quais as vantagens? Conheça!O objetivo é possibilitar a abertura e o fechamento da passagem de material plástico. Dessa forma, o volume que vai para dentro da cavidade em cada momento pode ser controlado. O aspecto visual do ponto de injeção também é controlado pelo sistema.

Essa pode ser uma solução interessante para indústrias que precisam desse tipo controle. Além disso, pode representar uma otimização dos processos, seja no tempo ou no uso dos materiais.

De acordo com a coordenadora de atividades técnicas do Senai Mario Amato, Edilene Nunes, o sistema se alterna na abertura e fechamento. “Na lateral do molde, é adicionada uma válvula solenoide. Seu papel é alternar entre acionar a agulha para liberar a passagem e fechá-la. Cabe ressaltar que esse acionamento pode ser de duas formas: pneumático ou hidráulico”, pontua.

Aplicações dos sistemas de injeção valvulados

Os sistemas de injeção valvulados hoje correspondem a uma infinidade de aplicações. Alguns setores merecem destaque:

Automotivo

Nessa área, são usados em para-choques, laterais de porta e locais onde haja a necessidade de um controle em peças de grande porte e de injetar em máquinas de menor porte pelo sequenciamento da injeção.

Indústria alimentícia

Aplicados para injeção de embalagens e tampas. Os sistemas atuam há necessidade de processos limpos. Outra aplicação é aumentando a qualidade do ponto sem fiapos. Ou seja, um item importante para evitar o "efeito cabelo".

Indústria de cosméticos

Usados para injeção de frascos, tampas e embalagens. Os sistemas nesse segmento atuam onde há a necessidade estética do produto, com destaque no ponto de injeção.

Indústria de medicamentos

Nessa área, os sistemas de injeção valvulados atuam principalmente em salas limpas.

Indústria de eletrodomésticos e eletrônicos

O critério aqui é o mesmo da indústria automotiva. Isso porque o aspecto visual em peças complexas faz-se necessário, juntamente com o sequenciamento da injeção.

Moldes com peças de diferentes volumes

Os sistemas de injeção valvulados são fundamentais quando existe o objetivo de compensar o desbalanceamento volumétrico entre peças.

Principais vantagens

O sistema de injeção valvulado proporciona diversos benefícios. Entre eles, destaca-se o controle de vazão em peças de grande porte e o das linhas de emendas frias. É o que esclarece a professora Edilene Nunes. “Com as peças grandes, ele permite que o sistema atue de modo sequencial fazendo com que possa se utilizar uma máquina menor. Isso porque, projetando em pequenas áreas, requer menor pressão de preenchimento da cavidade. No caso das linhas, trabalhando de forma sequencial, podemos ter um controle das linhas de junção do fluxo. Ou seja, jogando-as para a extremidade da peça e em locais onde não sejam visíveis”, resume.

Outras vantagens

Além disso, outras duas vantagens do sistema são o trabalho com resinas onde a janela do processo é restrita e em moldes com peças de diferentes volumes.

No primeiro caso, como há o recuo da agulha no sistema valvulado e não há um diretor de fluxo fixo, essa resina, ao passar pelo gate de saída do material, não encontra resistência. Isso porque o recuo da agulha proporciona melhor vazão para a cavidade, com menor cisalhamento do material. O resultado? Melhores condições de injeção.

No segundo caso, os sistemas de injeção valvulados são quase obrigatórios. Trabalhando com tamanhos diferentes, a peça de menor volume, quando injetada sem o sistema, corre o risco de sofrer uma compactação do material injetado. Isso pode proporcionar rebarbas nessa peça em relação à de maior volume.

Soldagem plástica - Técnicas e aplicações

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar