Mundo do Plastico faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1084631576

Novas possibilidades de crédito para PMEs da indústria do plástico

Os pequenos e médios transformadores enfrentam diversos desafios financeiros. A volatilidade e os reajustes inesperados nos preços das resinas, por exemplo, afetam diretamente a empresa. Além disso, o segmento se encontra diante de uma escassez de recursos financeiros externos e de constante exigência no alongamento de prazos de recebimento de mercadorias vendidas. Nos últimos anos, eles têm saído dos tradicionais 28/35/42 dias para até 120 dias de prazo. Isso afeta duramente seu fluxo de caixa. Assim, identificar e aproveitar novas possibilidades de crédito é uma necessidade na indústria do plástico.

Por isso, crescem as parcerias entre indústria e fintechs, prontas para oferecer capital de giro para PMEs. Mais simples e desburocratizadas, essas opções agilizam o processo e aumentam a oferta de crédito. “Por utilizarem tecnologias de inteligência artificial e algoritmos de machine learning, as fintechs otimizam o processo de aprovação de crédito, reduzindo-o a poucos minutos, em ambiente 100% digital”, comenta Nathan Yoles, Diretor de Vendas da fintech WEEL. A empresa estabeleceu uma parceria com uma das principais distribuidoras de resina da indústria, a Activas. “O DNA escalável e focado na experiência do usuário das fintechs transformou esse processo, tradicionalmente custoso e demorado em bancos, em uma cadência simples e sem burocracia”, completa.

Startups financeiras: novas possibilidades de crédito

Assim, focando em simplificar o acesso, startups financeiras podem ser um bom caminho para PMEs que precisam de capital de giro. “Uma avaliação inicial permite à empresa saber se há pré-aprovação de uma linha de antecipação ou se uma reavaliação é necessária”, explica Yoles. “As empresas pré-aprovadas devem então disponibilizar informações de notas fiscais eletrônicas, para que os algoritmos definam suas condições iniciais. Uma vez habilitada, a empresa decide quando e quanto quer antecipar”, finaliza.

Além disso, o processo é rápido. “Mediante confirmação de operação via assinatura digital, o recurso é liberado na conta em até 15 minutos”, conta. Ou seja: é possível otimizar toda a logística financeira da empresa. Além disso, o recurso permite um planejamento mais do Prazo Médio de Recebimento, de modo a oferecer os prazos solicitados por seus clientes e manter-se competitivo, além de conseguir expandir a oportunidade de descontos junto aos fornecedores.

Antecipação de recebíveis

O formato do crédito oferecido pelas fintechs é caracterizado pela inexistência de dívidas e parcelas. Isso porque aoperação simplesmente antecipa valores futuros, tanto para equilibrar o fluxo de caixa como para disponibilizar recursos para investimentos na produção. “A operação de antecipação de recebíveis é bastante simples. Assim, a empresa que vende com prazos de 30, 60 ou 90 dias ganha a opção de receber o dinheiro antecipadamente. O pagamento do recebível é então realizado diretamente à fintech. Desse modo, as empresas podem oferecer prazos melhores a seus clientes, e garantir que o fluxo de caixa permanecerá sempre positivo”, defende o diretor da WEEL.

Nesta modalidade financeira, o gestor da empresa acessa diretamente a plataforma da fintech. O acesso pode ser via web por meio de uma senha de segurança, ou através dos principais sistemas de gestão (ERPs) para PMEs do mercado, e registra as faturas que pretende antecipar em um formulário digital. As informações dos sacados e do emissor das faturas são checadas pela plataforma, que disponibiliza as cotações das notas fiscais já aprovadas. 

Dessa forma, o gestor pode estudar a proposta e decidir seu interesse sobre sua realização. Enquanto uma operação de antecipação tradicional leva em média 48 horas para ser consolidada, podendo chegar até uma semana dependendo da operação, as novas possibilidades de crédito garantem o montante até mesmo no próprio dia da realização (dependendo do horário de solicitação). Além disso, seus algoritmos baseados em inteligência artificial e big data permitem precificar cada fatura de forma individualizada: quanto maior a solidez do sacado, menor o risco e, portanto, menor tarifa cobrada.

plano de negócios para a indústria do plástico

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar