Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Manufatura Avançada na prática

Manufatura Avançada na prática: como implementar

Os gestores da indústria de plástico precisam começar a se familiarizar com as tendências de inovação. É preciso se preparar para lidar com a Manufatura Avançada na prática. Dessa forma, poderão tomar decisões estratégicas e se manter relevantes e alinhados com a demanda de mercado.

“O foco não deve estar somente em quantificar o retorno esperado do investimento, que pode ser difícil no início, mas também em quantificar o custo de oportunidade em não dar esse passo, dado que as tecnologias de automação industrial, controle de processos e análise avançada de dados têm ampla adoção pelos competidores nacionais e estrangeiros” afirma Carlos Azevedo, Doutor em Engenharia de Computação e pesquisador em Inteligência de Máquina na Ericsson Research.

Entretanto, implementar a Manufatura Avançada na indústria do plástico pode ser uma tarefa longa e desafiadora. Confira a seguir alguns pontos-chave para começar:

Autoconhecimento

Ao adotar novas tecnologias, há o risco de investir em inovações inadequadas e que não são as mais necessárias para o seu perfil produtivo. Por isso, é indispensável que a alta gerência tenha os seus conhecimentos reciclados e conte com consultoria especializada. Assim, gera-se um conhecimento profundo da realidade de sua empresa e de seu mercado de atuação. Dessa forma, as decisões serão mais seguras e as chances de sucesso aumentam.

Treinamento

É preciso treinar continuamente os engenheiros e líderes técnicos e promover experimentações tecnológicas e demonstrações. Por isso, utilize projetos-piloto para estabelecer provas de conceito e demonstrar o valor da inovação para o negócio. A experiência prática é uma poderosa aliada para vencer barreiras de resistência à adoção de novos processos e tecnologias. Assim, com os sucessos iniciais, você conquistará apoio da organização e garantirá fundos para um lançamento de maior escala.

Cultura digital

Promova a cultura digital entre todos os seus colaboradores, incluindo a equipe de executivos e investidores, demonstrando liderança clara, compromisso e visão. Mesmo lidando com Manufatura Avançada na prática, é necessário que sua organização esteja disposta a se reinventar continuamente para ficar sempre à frente da concorrência.

Definindo recursos

Faça um levantamento detalhado dos recursos necessários para atingir suas principais metas. Além disso, inclua facilitadores tecnológicos, como uma infraestrutura de TI ágil e funcional com interfaces bem concebidas, que podem impulsionar seus processos de negócios. Porém, não se esqueça de investir em capital humano, recrutando e desenvolvendo seus colaboradores.

Big Data

Mais do que um conjunto de tecnologias, o Big Data denota uma mudança de atitude do negócio para extrair conhecimento de seus processos internos e externos para o apoio à tomada de decisão. Desenvolva modos de combinar dados de diferentes setores do seu negócio como, por exemplo, os de logística, qualidade e funções de engenharia. Ou seja: extraia o valor desses dados e aplique em ações para diferenciar a sua empresa ou atrair novos clientes.

Faça parcerias

Compartilhar conhecimento pode ser difícil para as empresas, mas os maiores avanços de desempenho ocorrem quando você cria um ecossistema de parcerias com startups, universidades, fornecedores e clientes, promovendo um esforço coletivo para entender ativamente o comportamento do consumidor e criando soluções completas de novos produtos e serviços.

Quer saber mais? Leia também:

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar