Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Madeira plástica: conheça o produto e veja por que é opção para ecoempreendedores

Article-Madeira plástica: conheça o produto e veja por que é opção para ecoempreendedores

Conheça a madeira plástica Wood Plastic Composite.png
A madeira plástica é uma das principais representações do ecoempreendedorismo. Com ela, os resíduos recicláveis terão um destino bem mais nobre

O ecoempreendedorismo é um segmento que vem crescendo de forma significativa, para além de setores como turismo e indústria.

Dentre as possibilidades deste nicho, a madeira plástica começa a se destacar.

Basicamente, a madeira plástica é um material feito com matéria-prima reciclada, mas que se assemelha à aparência da madeira natural. Essa é uma solução sustentável utilizada para diversas finalidades, principalmente na área da decoração. 

Veja a seguir o que é a madeira plástica, como ela é fabricada e por que esse produto é um grande representante dos econegócios, além de uma oportunidade para transformadores plásticos.

O que é a madeira plástica?

Cada vez mais procurada no universo da construção e decoração, a madeira plástica tem se tornado um destaque entusiasta entre ecoempreendedores.

Basicamente este é um produto feito de resíduos recicláveis, mas que imita a madeira. Em alguns casos, é até difícil para pessoas comuns diferenciar qual é a madeira convencional e qual é a madeira plástica.

Este produto é resultado de um moderno processo industrial capaz de usar os mais variados resíduos plásticos reciclados juntamente com aditivos e fibras naturais ou vegetais.

Muitos fabricantes também usam sobras de madeira natural na confecção da madeira plástica.

Para dar o aspecto de cor de madeira ao produto, a madeira plástica passa por diferentes processos de pigmentação.

Tipos de madeira plástica

Cada vez mais comum em diferentes localidades, a madeira plástica possui algumas variações quanto ao seu processo de fabricação.

Alguns produtos utilizam somente plástico, outros são fabricados com uma certa porcentagem de madeira natural, entre outras diferenciações.

Veja os tipos de madeira plástica mais comuns:

  • Madeira plástica: 100% reciclada, é feita com plástico e fibras naturais;
  • Madeira Ecológica WPC (Wood Plastic Composite): feita com serragem e plástico PVC;
  • Madeira sintética de PVC: fabricada a partir da composição de PVC.

Em comum, todas essas variações de madeiras plásticas são sustentáveis. A diferença está na coloração e na textura, já que as madeiras ecológica e sintética também podem apresentar frisos.

Vantagens do uso e fabricação da madeira plástica

Dentro da perspectiva do ecoempreendedorismo, os resíduos sólidos estão sendo vistos como uma excelente oportunidade de negócio, como explica Eduardo Bovo, diretor de novos negócios da Star Deck Madeira Plástica.

“Teremos uma economia relevante de energia e matéria-prima quando os resíduos são recuperados e reintegrados a um determinado processo produtivo. Isso representa uma grande oportunidade para ecoempreededores.”

Porém, mesmo que esses empreendimentos trabalhem diretamente com resíduos, Bovo salienta que todos nós devemos ter preocupação de sermos ecologicamente corretos de acordo com as exigências da sociedade e governo, independente do ramo ou tamanho do empreendimento.

Neste escopo, a madeira plástica apresenta uma série de vantagens que estimulam sua fabricação e uso, tais como: 

  • Baixo custo de manutenção;
  • Não necessita de recobrimento com tintas e vernizes; 
  • Apresenta maior resistência à água, mofos e fungos; 
  • Não apodrece e apresenta uma durabilidade estimada em até 100 anos; 
  • Possui um processo limpo de fabricação; 
  • Pode ser manipulada com as mesmas técnicas de carpintaria e marcenaria da madeira natural; 
  • Não possui o problema de liberar farpas e rachar.

Com base nestas vantagens, a madeira plástica é uma alternativa moderna na área de construção e decoração, podendo substituir a madeira sem maiores problemas.

Oportunidade econômica para setor do plástico

A madeira plástica está se popularizando em um momento em que a sustentabilidade é foco da ação de muitas empresas.

Assim, usar a madeira oriunda da reciclagem passou a ser vista não somente como uma aliada do meio ambiente, mas também como uma oportunidade econômica para empreendedores.

“A madeira plástica permite que produtos antes descartados, muitas vezes inadequadamente, sejam reutilizados no ciclo produtivo e ao mesmo tempo gerem benefícios econômicos ao empresário”, opina Bovo.

O diretor de novos negócios da Star Deck Madeira Plástica destaca que a lógica de criar, entregar, capturar valor econômico, ambiental e social de maneira integrada é definida como modelo de negócio sustentável. 

“Um dos principais desafios aos países em desenvolvimento será constituir modelos de negócios sustentáveis, tornando como fator de vantagem competitiva para as empresas os esforços de redução de impactos socioambientais de produtos e processos.”

Bovo complementa: “Não basta ter um espírito de empreendedor sustentável. É também necessário que o empreendimento desenvolva modelos de negócio condizentes com estes princípios também”. 

Sendo assim, para muitos a geração de resíduos sólidos é vista como uma adversidade, mas para outros (especialmente os ecoempreendedores) é encarada como oportunidade de negócio.

A fabricação da madeira plástica é um claro exemplo disso.

Aproveite para entender por que a comunicação de um produto sustentável deve cobrir toda a cadeia. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar