Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

usos do plástico no agronegócio

5 usos do plástico no agronegócio - confira as oportunidades!

Os usos do plástico impactam positivamente no agronegócio, trazendo uma série de vantagens para os produtores!

Os usos do plástico no agronegócio apareceram no fim da década de 40. Inicialmente, o material era utilizado somente para cobertura de estufas. Porém, houve grande evolução das aplicações do material neste segmento. Nos dias de hoje, o material substituiu completamente outros tipos de materiais, como vidros e palha, em diferentes funções. 

No presente texto, falamos um pouco sobre os usos do plástico no agronegócio, como é o caso da plasticultura. Confira!

Usos do plástico no agronegócio

O agronegócio é um grande consumidor de plástico. O material tem diversas aplicações que aumentam a produtividade no campo, ao mesmo tempo em que aparece em diversos tipos de embalagens, inclusive em embalagens de alta capacidade. Isso retrata a versatilidade do material, que também contribui para redução de perdas, facilidade no manejo do solo e controle de pragas. 

Julivan Arantes da Silva, Sócio-Gerente da Paperplast, destaca o amplo uso do plástico no agronegócio e seus benefícios: “Seja na utilização para revestimento de tanques para peixes, na aplicação do mulching para proteção do solo no cultivo, na silagem ou para cobertura de estufas, o plástico se destaca pela facilidade na aplicação, pelo baixo custo quando comparado com outros materiais e por ser um material reciclável - parte do nosso portfólio já utiliza matéria prima reciclada na composição”.

Filmes agrícolas para estufa

Um dos usos do plástico no agronegócio muito conhecido são os filmes agrícolas para estufa. Eles são fabricados com proteção anti-UV e estão presentes na cobertura e nas laterais da estufa. Ele também é utilizado em construções feitas para secagem de castanhas ou madeira, bem como em atividades de olaria.

Os filmes destinam-se a coberturas agrícolas que exigem muita iluminação, motivo pelo qual são transparentes. É o caso de hortaliças, morango, café, horta de verduras, alface hidropônica, tomate e flores. O filme mantém o equilíbrio no clima interno e favorece o crescimento dos vegetais. 

É um ótimo exemplo de plasticultura (cultivo agrícola auxiliado por plásticos).

Filme mulching

O uso de filme plástico mulching é uma aplicação essencial para o aumento da produtividade do cultivo. Esse filme é utilizado na cobertura de solo para combater ervas daninhas no canteiro, antecipar a colheita, minimizar a utilização de defensivos agrícolas e herbicidas, diminuir a necessidade de irrigação. 

Ao criar uma barreira que impede a evaporação, o filme mulching causa aprimoramento da área de plantio de hortaliças e frutas.

Lonas para silagem

Reduzir perdas de elementos nutritivos de grande valor, diminuir a perda de umidade (controle de temperatura), aumentar a resistência ao manuseio e a durabilidade. As lonas para silagem, produzidas em dupla face, servem para otimizar a ensilagem de trincheira agrícola de grãos, milho, capim, cana e outros alimentos.

Produzidas com polietileno de baixa densidade aditivados com proteção anti-UV, elas estimulam a fermentação do produto e entregam um suplemento nutricional melhor para o gado. 

Lona plástica

A lona plástica é um dos usos do plástico no agronegócio mais amplos. Ela traz excelentes resultados para o avicultor e para o agricultor. Um bom exemplo é seu uso no processo de reutilização de camas de frango de um lote para outro.

As vantagens são inúmeras: redução de agentes patológicos e de descarte do material no meio ambiente, mais qualidade, maior retorno sobre o capital investido.

Forração de tanque escavado

A piscicultura também tem bons exemplos de usos do plástico no agronegócio. Um deles é a construção de viveiros-tanque para peixes. O plástico é utilizado no revestimento para garantir sua impermeabilização, permitindo o estoque de água. Assim, viabiliza a criação de peixes (tilápia, alevinos) e camarões (carcinicultura), irrigação, represa, açude e criatório de lona para piscicultura.

Os usos do plástico impactam positivamente no agronegócio. Além do aumento de produtividade, provoca economia de recursos hídricos, menor uso de defensivos agrícolas e traz outras vantagens, como demonstramos em suas diversas aplicações.

Quer saber mais sobre o tema? Conheça um pouco sobre o uso do filme mulching no setor agrícola!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar