5 tendências globais sobre plástico para acompanhar

tendências globais do mundo do plástico (1).jpg
As 5 tendências globais sobre plástico vem sendo confirmadas, mas permanecerão como ponto de atenção para os próximos anos.

A pandemia nos trouxe uma grande oportunidade de rever diversos conceitos em relação a diversos materiais e seus usos. Algumas tendências globais sobre plásticos se confirmaram, retirando o plástico da posição de vilão ambiental e colocando-o como forma de otimizar a reciclagem. Apontamos, a seguir, 5 tendências globais sobre plástico que você precisa acompanhar!

Bioplásticos

Uma das tendências globais sobre plástico que já está presente em nosso cotidiano são os biopolímeros e bioplásticos. Essa caminhada para um futuro mais sustentável ainda é devagar, mas está acontecendo. Espera-se que haja um crescimento desse mercado, pois muitas embalagens estão ganhando matérias-primas como plástico verde de mandioca e cana-de-açúcar.

Como explicou Luiz Jardini Munhoz, pesquisador do Biofabris (Instituto Nacional de Biofabricação /Unicamp), em nosso artigo “Por que investir na produção de bioplásticos?”, “Bioplásticos são resinas biodegradáveis, cujos componentes são derivados de matérias-primas de fontes renováveis, que pode ser de um resíduo agropecuário, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o amido de arroz, entre outros produtos vegetais e animais que estão disponíveis em grande quantidade na natureza”.

A grande vantagem do bioplástico não é ser somente um plástico biodegradável, mas também não utilizar o petróleo como matéria-prima. É isso que torna seu processo produtivo menos agressivo ao meio ambiente e o que o credencia a se afirmar como uma das tendências globais sobre plástico muito importante.

Tampas fixadas às garrafas plásticas

Você sabia que uma parte considerável do lixo plástico encontrado nas praias europeias é composto por tampas de garrafas plásticas? Pensando em resolver essa questão, a União Europeia publicou a Diretiva 2019/904, que trata sobre a redução do impacto de certos produtos plásticos no meio ambiente. 

Entre outras coisas, a norma prega uma abordagem circular para lidar com embalagens de bebidas de uso único feitas de plástico e as suas tampas. Na prática, isso significa que as tampas das garrafas e embalagens com capacidade de até três litros devem permanecer amarradas aos recipientes enquanto forem utilizadas. 

A mudança deve ser implementada até julho de 2024.

Essa é uma das tendências globais sobre plástico que devemos ficar de olho para o Brasil, pois há chances de isso se tornar uma prática no país. Os fabricantes deverão repensar sua produção de tampas com esta característica, considerando os diversos tipos existentes de boca de garrafa. Parece uma pequena adaptação de design, mas que evitará mais lixo plástico no meio ambiente.

Economia circular e reciclagem

A economia circular do plástico é uma ideia baseada no prolongamento da vida útil do plástico e na reincorporação de resíduos no ciclo produtivo por meio da reciclagem. É uma metodologia que ajuda a indústria a alcançar eficiência energética e a reinventar o uso do plástico na sociedade. Muito além de seu conceito, os dados sobre o trabalho de reciclagem de plástico no Brasil são animadores. 

O mais recente estudo da consultoria MaxiQuim e do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), realizado com dados de 2019, apontou que atingimos o maior índice já registrado de volume gerado de resíduo pós-consumo: 24%. É um novo patamar da indústria de reciclagem, que experimentou um crescimento de 8,5% em relação a 2019, mesmo com a crise pandêmica. O volume reciclado do plástico pós-consumo cresceu 10% em 2019, de 757 mil toneladas para 838 mil toneladas.

Isso demonstra que uma das tendências globais sobre plástico é o crescimento da reciclagem de plástico e da economia circular.

Embalagens flexíveis se destacam dentre as tendências globais sobre plástico

Aumento no delivery de produtos é sinônimo de aumento na demanda por embalagens individuais e produtos descartáveis. A mudança no padrão de consumo com a pandemia tornou a presença do plástico ainda mais forte no cotidiano. No entanto, a preocupação com a sustentabilidade faz com que a busca por soluções “verdes” também cresça.

Neste contexto, uma das tendências globais sobre plástico pode ser vista no bom desempenho da indústria de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2020. O setor já vinha implementando soluções inovadoras para vencer os desafios e atender a este novo perfil de consumidor, que preza pela sustentabilidade.

Mas a pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de melhorar o desempenho em diversos pontos, equilibrando sustentabilidade com higiene, limpeza e segurança alimentar. De acordo com especialistas da consultoria McKinsey & Company, as empresas devem repensar seu foco e sua abordagem no mercado.

As 5 tendências globais sobre plástico estão sendo confirmadas, mas permanecerão como ponto de atenção para os próximos anos. A pandemia trouxe uma nova perspectivas e oportunidades, resta à indústria se atentar às demandas do mercado e adequar a produção.

Aproveite para comparar os impactos ambientais das embalagens plásticas com os materiais alternativos!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar