Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

3 coisas que podem melhorar as vendas da sua indústria

vendas na indústria do plástico.png
Melhorar as vendas da sua indústria é possível e algumas ações simples podem ajudar nesse processo. Confira!

Precisa melhorar as vendas na indústria do plástico? Como conseguir captar novos clientes e fidelizar os antigos? As respostas para essas perguntas são múltiplas, mas podemos dizer que o marketing digital, a cadência do processo de vendas e os treinamentos são fundamentais.

Confira algumas dicas!

Apostar em marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais eficazes para conquistar mais clientes para sua indústria. Isso, claro, se ele for realizado por pessoas capazes de traçar boas estratégias e entender as variáveis de uma boa campanha. 

Quando isso acontece, é possível gerar leads, melhorar o relacionamento com os stakeholders e posicionar melhor a empresa. Em outras palavras, o marketing digital pode impulsionar negociações e oportunidades, estabelecer relações sólidas com os clientes e agregar valor à marca. Ou seja, melhorar as vendas na indústria do plástico.

Muitos gestores mantêm um pensamento obsoleto de marketing e investem bastante em publicidade convencional, offline. No entanto, no contexto atual de transformação digital, é preciso chegar aonde o potencial cliente está: na internet. E isso também se aplica ao Marketing B2B, porque as outras empresas para quem você vende também estão no ambiente digital. 

Para Eder Gonçalves, especialista em Marketing B2B, o marketing digital “dá agilidade e capilaridade na implementação de ações - sem a necessidade de alto investimento - para as indústrias passarem a ser presentes na rotina dos seus stakeholders”. Ou seja, é uma saída de ótimo custo-benefício.

E existem 3 ótimas maneiras de usar a internet para divulgar sua indústria e fazer um marketing digital eficiente:

  • Redes sociais e blogs: meios de comunicação voltados para informação, construção de autoridade e engajamento com futuros clientes. Quando falamos de indústria, avalie se é preciso ter Facebook e Instagram, mas o LinkedIn é obrigatório. 
  • Google Meu Negócio: ferramenta simples que traz as informações da sua empresa na internet e que favorece a conexão com potenciais clientes a partir de uma mera busca.
  • Sites e aplicativos próprios: enquanto o site é o cartão de visitas, os aplicativos podem ter diversos fins, como vendas, suporte etc.

Definir a cadência do processo de vendas

Você conhece bem o funil de vendas para seu setor? Em qual momento determinado lead está pronto para receber a oferta de compra? Para ter essas respostas e melhorar as vendas na indústria do plástico, o gestor da indústria deve estabelecer um método padronizado de prospecção e abordagem. É o fluxo de cadência do processo de vendas.

Essa cadência são as interações que sua empresa adota, por diferentes métodos de comunicação, para aumentar as chances de contato com um potencial cliente. O objetivo é ter várias formas de contato de prospecção. Com isso, a equipe de vendas terá uma rotina mais organizada para fazer o “follow up”.

O gestor comercial pode fazer essa cadência de forma simples, que é fazer a distribuição de dias, com determinada quantidade de tarefas, considerando os principais fatores da cadência: canal de abordagem, perfil de cliente ideal (ICP), número de tentativas de contato, tempo entre touchpoint e duração da cadência.

Com isso, a equipe de vendas terá um método padronizado para abordar o potencial cliente. Por ser um método, ele deve ser acompanhado e otimizado sempre que necessário. É assim que se torna possível melhorar as vendas na indústria do plástico.

Investir em treinamentos para melhorar as vendas na indústria do plástico

Para melhorar as vendas na indústria do plástico, suas equipes de marketing e vendas devem estar alinhadas. Mais do que isso, devem estar bem treinadas para executar todos os processos envolvidos na jornada do cliente. Como assim?

No marketing digital, existe uma “trilha” que um potencial cliente percorre. Ele se educa com bons conteúdos, conhece sua empresa e fica mais disposto a contratar seus serviços ou comprar seus produtos. Quando ele está qualificado, a equipe de vendas entra para fazer uma abordagem diferente, como mostramos na cadência. 

Em suma, cada etapa demanda uma postura do profissional de marketing ou de vendas. E isso pode mudar se os hábitos dos clientes mudarem, como aconteceu nos últimos anos. Por isso, é fundamental manter o treinamento e a capacitação dos times para que eles estejam sempre atualizados e prontos para a melhor abordagem.

E se vale uma dica fundamental para melhorar as vendas na indústria do plástico, invista no treinamento para pós-vendas. O relacionamento com o cliente não termina com a compra, porque você quer que ele compre novamente. A fidelização é muito mais barata do que a aquisição de um novo cliente. Portanto, saiba administrar bem sua base de clientes.

O marketing digital, uma boa cadência de vendas e os treinamentos são ótimas formas de melhorar as vendas da sua indústria. No entanto, é preciso ter atenção ao controle de qualidade, porque os consumidores estão cada vez mais exigentes. É melhor garantir a qualidade do seu produto antes de dar publicidade à sua indústria. Assim, você garante não só novas vendas, como reputação!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar