Manufatura Aditiva na Indústria do Plástico

O que é a manufatura aditiva?

A manufatura aditiva, também conhecida como a tecnologia da impressão 3D, vem conquistando um espaço crescente no âmbito industrial, incluindo, é claro, o setor do plástico. A tecnologia não é recente – comercialmente está no mercado desde o final da década de 1980 –, porém, nos últimos anos, tem evoluído e ganhado maior aplicabilidade. Nesse formato de produção, as peças são construídas a partir da adição da matéria-prima utilizada, camada por camada, diferentemente do que ocorre nos processos tradicionais de torneamento e soldagem, por exemplo.

Vantagens da manufatura aditiva 07

A principal vantagem relacionada à tecnologia é o seu poder de customização, além da liberdade de desenho das peças. Isso porque, em um centro de usinagem tradicional, nem sempre é possível fabricar peças com geometrias complexas devido às limitações físicas do processo de usinagem, mas com a impressão 3D não existe mais esta limitação.

Mundo do Plástico – o canal de conteúdo da feira Plástico Brasil

O Mundo do Plástico é um espaço destinado aos profissionais da indústria do plástico, com conteúdo exclusivo sobre gestão inovação e eficiência na indústria de transformação do plástico e reciclagem. O canal reflete a essência da feira Plástico Brasil – um dos mais importantes pontos de encontro do setor para realização de negócios, grande centro de lançamentos e de divulgação de produtos e serviços desse setor. A Plástico Brasil é uma iniciativa da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), em parceria com a Informa Markets, promotora oficial do evento.