• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Por que melhorar a logística na indústria do plástico?

A logística na indústria do plástico é um ponto estratégico para o negócio, e, por isso, merece atenção.

A logística na indústria do plástico é altamente estratégica. Ela garante o fluxo eficaz da distribuição, transporte, verificação e armazenamento dos inúmeros materiais que circulam pelas empresas. Por isso, apesar de não ser um conceito novo, a logística ganha cada vez mais espaço no desenho dos processos e negócios.

Além disso, quanto mais integradas e bem-coordenadas forem as etapas da cadeia de suprimentos, melhores serão os resultados. Do ponto de vista econômico, a logística tende a representar 15% dos gastos que são rapidamente revertidos em muitos benefícios.

“O investimento em logística garante a competitividade, com racionalização das atividades, melhor nível de serviço e maior capacidade a empresa. Além disso, a logística impacta nas despesas e no nível de serviço, reduzindo a incidência de erros nos processos que podem comprometer a imagem da organização junto ao cliente e, ainda, o lucro da empresa”, pontua o vice-presidente de Educação da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Edson Carrilo.

Boas práticas para melhorar a logística na indústria do plástico

A logística na indústria do plástico passa, primeiramente, por um bom planejamento. Isso porque para ser bem executada necessita diversas etapas. Quando ela não ocorre de forma adequada, todo o fluxo das atividades é afetado. Com isso, diversos problemas podem vir à tona, causando erros e prejuízos para a empresa. Lembrando que quanto maior for o domínio das informações e das atividades, mais simples será apontar fragilidades e possíveis gargalos.

Assim, o planejamento deve iniciar com o mapeamento da rede logística, a definição de objetivos e um plano de ação. Passada a fase de planejamento, um fator que auxilia diretamente a melhora da logística na indústria do plástico: a tecnologia.

Atualmente, a tecnologia já é uma realidade no ambiente corporativo. Na gestão do setor de logística, a adoção dessas ferramentas auxilia na organização do grande volume de informações e quantidade de etapas na cadeia produtiva. Dessa forma, oferece as melhores soluções para ações integradas. A integração leva otimização a diversos setores, ganhando qualidade e precisão nas tarefas. Além disso, promove a redução de custos, erros e desperdícios.

A diminuição do desperdício, por exemplo, está ligada a uma gestão inteligente do estoque. Itens em excesso podem expirar ou ficar obsoletos, e uma logística bem embasada previne isso. Ou seja, a indústria produz o que de fato vai oferecer para o mercado.

Gestão do transporte

Nesse sentido, tão importante quanto a gestão do estoque é a gestão do transporte. Um transporte bem realizado garante que os materiais sejam movimentados e entregues com segurança e agilidade, em boas condições e pelo melhor preço possível. É válido lembrar que a gestão de transporte também leva em conta operações internas.

O transporte interno se refere ao deslocamento dos produtos de um setor ao outro. Difentente do externo, que é realizado muitas vezes para outro estado, cidade ou país. Para melhorar esse processo internamente, é recomendado ter meios seguros de fazer o transporte. Externamente, é preciso um olhar atento para a manutenção dos caminhões, o consumo de combustível e a otimização de percurso.

Tudo isso impacta em custos e qualidade do serviço, possibilitando uma otimização operacional. Para indústrias que não possuem frota própria, é importante pesquisar e investir em uma transportadora adequada. Ela será responsável por realizar um trabalho de qualidade e focado nas necessidades organizacionais. Ainda, para o êxito do processo logístico, Carillo recomenda investimento estratégico.

“É importante investir em sistemas para controles e gestão, sistemas de gerenciamento de armazéns, controle de fretes e infraestrutura logística na indústria do plástico. Vale considerar que ainda há espaço para terceirizações, tanto de transporte como de armazenagem, com uso de operadores logísticos”, destaca.

Como você percebe a questão da logística na indústria do plástico? Como ela é abordada em sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *