• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

3 inovações internacionais para embalagens plásticas

No início de junho, o PackEx 2019 apresentou no Canadá algumas das principais inovações internacionais para embalagens plásticas. O evento é parte da feira semestral de Design Avançado e Manufatura, que aconteceu em Toronto.

Confira a seguir 3 inovações internacionais em embalagens apresentadas na feira:

Balde retangular customizado

A IPL, fornecedora de contêineres rígidos moldados por injeção especializados em rotulagem em molde (IML), apresentou um elegante balde retangular com arestas arredondadas. O produto foi personalizado para a Purina Animal Nutrition LLC ( Arden Hills, MN) como uma embalagem premium para cavalos.

O recipiente é feito de polipropileno em galões de 6,5 litros, com partes pretas e partes vermelhas. A tampa é articulada para facilitar o acesso e fica aberta para uso. “O novo recipiente plástico substitui as embalagens BIB, onde a parte corrugada não suportava o clima do ambiente do celeiro”, segundo Daniel James-Vigeant, coordenador de marketing da empresa. Oprojeto pode utilizar alças de plástico ou de metal.

Avanço em garrafas PET: tamanhos pequenos

Um dos maiores desafios nas embalagens de refrigerantes (CSD) é produzir tamanhos menores de garrafas. Isso porque quanto maior a relação superfície/volume de uma garrafa, maior a necessidade de proteção para reter a carbonatação. Evitar a entrada de oxigênio é indispensável para garantir a qualidade. Além do desafio técnico, há também um obstáculo econômico de encontrar formas de realizar esse processo com menos custos.

A Coca-Cola Canada procurou resolver o problema para passar a comercializar garrafas PET de 250ml e 300ml. As garrafas são revestidas internamente com barreira de vidro (óxido de silício, SiOx), com tecnologia fornecida pela KHS. A barreira permite uma redução de peso de 30% e mantém a transparência necessária. Ambos os tamanhos são moldados por sopro da mesma pré-forma de 14g, as garrafas são 100% recicláveis e utilizam tampa padrão.

Foco em economia circular

A Tempo Plastics Limited acrescentou uma forte alternativa sustentável ao seu portfólio de embalagens flexíveis. Trata-se de uma estrutura reciclável disponível como bolsa, de um único polímero, um polietileno de alta densidade, que pode ser reciclado.

Batizado de “embalagem sem culpa”, o HARMONYPack apresenta bons índices de custo, durabilidade e outras medidas de desempenho de embalagens. Segundo Leonardo Giglio, vp de marketing & desenvolvimento de produtos, a ideia é propor embalagens que facilitem a reciclagem.

“Mais do que nunca, o esforço para eliminar o desperdício está na vanguarda da mídia tradicional e da mente do consumidor”, explicou ele. “Grandes empresas estão assumindo compromissos de reduzir seus resíduos de embalagens para aterros sanitários. Vemos isso como uma oportunidade para ajudar nossos clientes a atingir essas metas”.

Fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *