Você já ouviu falar no housekeeping? Esse método foi criado no Japão na década de 1950 como parte do programa 5S.
Seu objetivo é trazer aspectos de organização, limpeza e redução de desperdício. Ele se destaca porque consegue trazer resultados mensuráveis e tangíveis para a companhia.
Ao implementar o programa, as empresas capacitam os profissionais para buscar que todos os aspectos do housekeeping fiquem claros.
Dessa forma, os benefícios também se tornam mais visíveis, e é possível enxergar o que será positivo para a empresa e a para os funcionários.
Nas indústrias, a sua implementação é fundamental para tornar a produtividade mais alta. E para isso, uma das alternativas que pode ser a utilização de equipamentos de alto vácuo.
Esses equipamentos permitem que o chão de fábrica, seus maquinários e produtos fiquem livres de contaminação e resíduos, o que torna a operação dos trabalhadores bem mais segura.
No Brasil, no entanto, existe a barreira ainda de convencer os administradores de indústrias da importância da limpeza e da arrumação. Por este método, é possível entender que a partir desta limpeza e organização é possível obter resultados melhores com relação ao aumento da produtividade.
Entre os benefícios do housekeeping estão:
- a qualidade de vida;
- autoestima do funcionário aumenta;
- a comunicação interpessoal passa a ser mais assertiva;
- maior incentivo ao trabalho em grupo;
- meio ambiente valorizado;
- melhor uso e conservação da infraestrutura da empresa, como estoque de produtos e manutenção preventiva de equipamentos;
- manutenção de um ambiente mais higiênico e organizado;
- redução de retrabalho, custos e de insatisfação por parte da empresa e dos funcionários.