Extrusão de PEBD: características, usos e cuidados

extrusão de PEBD.png
A extrusão de PEBD deve ser feita com cuidado, respeitando as propriedades físico-químicas do material.

O PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) é um polímero termoplástico muito utilizado em embalagens de alimentos, eletrodomésticos e outros produtos. Sua versatilidade faz com que ele seja amplamente utilizado no mundo, especialmente em formato de filme. No entanto, no processo de extrusão de PEBD, é preciso adotar alguns cuidados.

Quer saber mais sobre o processo desse polímero? Confira!

O que é o PEBD?

O PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) é o material plástico mais utilizado no mundo em formato de filme. Os filmes de PEBD podem ser empregados em diversos segmentos, como alimentos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuários, entre outros.

O polímero é obtido por meio de um processo de polimerização em alta ou baixa pressão. 

Características

O PEBD possui características básicas de outros tipos de polietileno, por ser um polímero termoplástico (moldado pelo simples aquecimento). Em altas temperaturas (entre 110 e 115°C), ele passa ao estado líquido e assume a forma necessária ou desejada no processo industrial. 

Algumas características simples do PEBD são:

  • É resistente a impactos e apresenta considerável resistência à tração, mas pode sofrer deformação antes do rompimento;
  • Apresenta baixa densidade (entre 0,91 e 0,94 g/cm³), o que auxilia na hora de produzir uma grande película plástica;
  • Apresenta excelente resistência a produtos químicos, sem se decompor ou deformar;
  • Possui capacidade de formar películas finas.

Como funciona a extrusão de PEBD?

O PEBD pode ser processado a partir de injeção, sopro e extrusão. O processo de extrusão nada mais é do que derreter os grânulos da resina termoplástica para processar o material, que será utilizado na confecção de produtos contínuos (tubos, filmes plásticosfins, perfis etc.). O processo ocorre por meio de fusão da matéria prima injetada na máquina extrusora.

No caso do Polietileno de Baixa Densidade, utiliza-se um equipamento circular na saída da extrusora para criar um tubo que se expande para outro ainda maior. Acontece a formação de um cilindro plástico completamente maleável, e ao final do processo de extrusão de PEBD, produz-se uma película de polietileno, que sai pronta em forma de uma bobina.

É possível, ainda, fabricar chapas planas de polietileno com outro tipo de extrusora, tubos flexíveis e rígidos de polietileno.

Quais os principais cuidados na extrusão de PEBD?

Quando falamos de extrusão de PEBD, o primeiro cuidado é com as características deste material plástico. De acordo com os professores Ítalo Fernando Farias e Fernando Xavier do Nascimento, da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Mario Amato, os filmes de PEBD provêm de processos de extrusão de filmes tubular ou extrusão de filmes planos.

Eles explicam que esse “é um material de fácil processamento, não requer secagem prévia quando puro e não necessita de equipamentos especiais para o processo. Sua densidade média é de 0,92 g/cm³ e sua temperatura de fusão está na faixa de 105°C a 115°C”.

Os professores ainda fazem o alerta de que, devido às características do material, há cuidados adicionais para que ele se mantenha como um polímero sustentável: “Leve devido à baixa densidade, inodoro, insípido e atóxico, o filme em PEBD é um material 100% reciclável, sendo um polímero ecologicamente correto desde que, após o uso, a embalagem seja coletada, limpa e reciclada corretamente”.

A extrusão de PEBD deve ser feita com cuidado, respeitando as propriedades físico-químicas do material. Após seu uso, há outro cuidado para que ele seja reciclado corretamente. Quando todo esse ciclo é feito de forma correta, é possível usufruir dos benefícios que essa resina traz para a indústria, representados, principalmente, pela sua versatilidade para ser utilizado em diversos segmentos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar