Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

como avaliar seu layout industrial

Como avaliar seu layout industrial?

Quer saber como avaliar seu layout industrial para torná-lo mais inteligente e ter uma produção eficiente?

Como avaliar seu layout industrial? Quando a distribuição é inteligente, podemos ver a diferença entre uma produção eficiente e uma ineficiente. Indústrias de qualquer porte precisam dar especial atenção para a importância deste layout. É possível que um pequeno galpão tenha uma produção muito mais eficiente devido à disposição de seus equipamentos - em outras palavras, devido a um layout industrial inteligente.

Se você ficou interessado sobre como avaliar seu layout industrial, acompanhe!

Como avaliar seu layout industrial otimizando a produção

Um layout industrial eficiente é aquele que encontra a melhor disposição de equipamentos, ferramentas, mão de obra, produtos e máquinas no espaço. Ele está diretamente relacionado ao conforto, eficiência, produtividade e agilidade.

Essa disposição é feita para atender à demanda da organização, motivo pelo qual é preciso saber como avaliar seu layout industrial constantemente. A análise do sistema de produção da indústria pode demonstrar ao gestor os desperdícios de recursos em todas as etapas.

Se os fluxos do processo não estão equilibrados, será possível notar um alto custo de gerenciamento de planejamento, materiais, controle e trabalho. E uma mera mudança na disposição de equipamentos pode resolver o problema.

Para usufruir dos benefícios que um bom layout industrial pode proporcionar, veja como otimizá-lo.

Benefícios do layout industrial

Aprender a importância de como avaliar seu layout industrial é um grande passo, mas é preciso saber os benefícios que um layout otimizado traz. Alícia Vargas, da Fluxo Consultoria, empresa sem fins lucrativos vinculada à UFRJ, explica:

“Investir em um layout otimizado é uma etapa fundamental no desenvolvimento de qualquer empresa que queira diminuir seus custos, aproveitar ao máximo seus recursos e melhorar seu processo produtivo. Uma boa disposição do espaço de trabalho aumenta a consistência da produção, evita perdas e atrasos na operação. Além de permitir um controle mais eficaz das atividades e melhorar o fluxo de pessoas, de forma a reduzir movimentações desnecessárias de materiais e funcionários”.

Para Vargas, no que diz respeito às organizações industriais, “o layout é um importante diferencial estratégico e deve sempre ser levado em consideração”.

Em resumo, um bom layout industrial traz resultados expressivos à indústria, como melhorar a qualidade de estoque, reduzir o deslocamento de materiais, produtos e pessoas, utilizar racionalmente o espaço disponível e viabilizar a supervisão e obtenção da qualidade.

Otimização do layout na indústria

Além da pergunta sobre como avaliar seu layout industrial, os gestores precisam saber como otimizá-lo. Duas etapas são importantes: otimizar o transporte e organizar o arranjo físico.

Otimizar o transporte

Qual o trabalho você tem para deslocar seus materiais? Em alguns casos, será preciso ter empilhadeiras e calhas de transporte, certo? A otimização do layout industrial deve pensar em como eliminar o máximo possível da função de transportes, de modo a reduzir a necessidade deslocamentos. Assim, aumenta a eficiência dos processos.

O Layout Industrial Posicional, por exemplo, é baseado em movimentar o maquinário, as instalações, as pessoas e os equipamentos, na medida do necessário. Materiais (clientes e informações), que são quem sofrem processamento, não fluem durante uma operação.

Organizar o arranjo físico do layout industrial

Fatores físicos também interferem no planejamento do layout industrial. Um ambiente organizado, agradável e produtivo envolve uma série de fatores, como:

  • Segurança: isolar operações perigosas, ter espaços compatíveis para a realização de atividades junto às máquinas, demarcar passagens.

  • Boa sinalização: orientar operadores e administradores nos locais de trabalho com indicação e identificação de saídas existentes, locais de apoio, perigos, risco de queda, obrigatoriedade de uso de EPI, acessos e circulações de veículos e equipamentos, dentre outros.

  • Conforto para operadores: amenizar irregularidades com vibrações, ruídos, iluminação e temperatura, além de evitar sobras de materiais e entulhos.

  • Facilidade de acesso: conferir fácil acesso de operados a equipamentos, locais e máquinas.

  • Capacitação de pessoas: a mão de obra capacitada é fundamental para executar atividades no arranjo físico perfeito.

Agora você sabe como avaliar seu layout industrial e otimizá-lo. Assim, será possível ter uma produção mais eficiente. A disposição das máquinas e equipamentos, o fluxo de pessoas, tudo isso interfere no processo produtivo. Se você não sabe como avaliar seu layout industrial nem como melhorar seu espaço, o melhor a se fazer é procurar os profissionais especializados para ajudá-lo com a tarefa.

Considere a contratação deles, inclusive, pois é um investimento que tem tudo para trazer resultados ótimos para sua indústria!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar