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Investimentos de marketing para indústria: conheça os principais

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Capaz de conquistar clientes técnicos, o marketing para indústria exige alguns investimentos e cuidados específicos e alinhados às necessidades da empresa e do cliente

Ganhar visibilidade, conquistar novos clientes, evidenciar seus diferenciais e vender um novo produto, equipamento ou solução: esses são apenas alguns dos objetivos do investimento em marketing para a indústria.

Mas, diferentemente do marketing tradicional, o marketing industrial apresenta algumas variáveis específicas. Essas variáveis, quando consideradas pelo gestor da indústria, trarão ganhos importantes para o setor.

Convidamos você a conferir a importância do marketing para indústrias e quais são os principais investimentos que você deve considerar para que sua empresa apareça e seja vista pelo mercado consumidor.

Marketing para indústria: clientes específicos exigem ações específicas

Cada vez mais recorrente, o marketing industrial é definido como um conjunto de ações adotadas por uma empresa com o objetivo de comunicar uma mensagem, promover soluções e estabelecer um posicionamento diante de outras empresas.

Neste caso, as estratégias são desenvolvidas para atingir um público que não é composto por consumidores finais, mas sim por outras empresas. 

Neste caso, a intenção é conseguir atrair e reter clientes B2B (empresas que vendem para outras empresas), construindo um relacionamento mais próximo e duradouro.

Dessa forma, Priscila Santos, diretora de negócios da Soul Rocket, explica que o marketing industrial tem vários elementos ligados ao marketing tradicional, porém, as indústrias contam com algumas variáveis fundamentais que merecem atenção. 

“A maioria dos compradores do mundo B2B são técnicos, consequentemente as vendas não são por impulso e as jornadas de compra são complexas ou mais extensas, especialmente quando falamos de projetos”.

Ótima oportunidade para o setor industrial

Os diferentes ramos industriais costumam ser bastante competitivos. Geralmente, muitas empresas oferecem um mesmo produto ou serviço, consequentemente é preciso “conquistar o cliente” com as melhores estratégias.

Cabe ao marketing para a indústria ajudar a empresa a ganhar visibilidade entre o seu público-alvo, independentemente do produto oferecido, como explica a diretora de negócios da Soul Rocket.

“Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo para quem trabalha em nichos específicos e menos competitivos, o ambiente digital oferece várias possibilidades de conexões diretas com decisores, inclusive de grandes empresas, especialmente porque mudou a dinâmica de receber presencialmente o time comercial de fornecedores”.

Dessa forma, o marketing industrial também oferece estratégias que ajudam a evidenciar seus diferenciais e a ganhar competitividade empresarial no mercado, além de gerar valor e impactar os clientes positivamente, principalmente os mais técnicos.

Como garantir resultados impactantes com o marketing industrial?

Para conquistar clientes do ramo industrial, aumentar as vendas e fechar novos negócios, o uso das estratégias certas é fator essencial.

Estratégias como redes sociais para negócios (LinkedIn), Inbound Marketing, participação em feiras de negócios, ações presenciais e conteúdo para blogs são ótimas opções neste sentido. 

O Google e o LinkedIn são estratégias que devem ser combinadas às ações presenciais que a empresa faz, bem como as feiras físicas precisam de elementos para captação e conversão de leads, que são os cadastros de potenciais clientes”, complementa Priscila Santos. 

Outro paradigma citado pela diretora de negócios da Soul Rocket e que precisa ser quebrado é sobre as indústrias estarem nas redes sociais. “Um lead não se converte na rede social, mas com certeza ele tem contato com a marca neste ambiente. Portanto, esteja sim presente em redes sociais mais tradicionais”, sugere.

No agronegócio, por exemplo, um relatório da Embrapa indica que 40% dos produtores utilizam tecnologia para compra e venda. Entre os produtores rurais, mais de 70% responderam que acessam a internet para informações gerais, já redes sociais e WhatsApp são usadas por 57,5% dos respondentes.

Se até o pessoal do campo está usando a internet, o que te faz achar que nas regiões metropolitanas e nas indústrias seria diferente?”, questiona Priscila.

Diante disso, a diretora da Soul Rocket explica que é crescente o número de anunciantes em todos os setores, com destaque para a área industrial e de Minas e Energia. Ela cita dados da Kantar Ibope Media para comprovar isso.

Fonte: Kantar Ibope Media. Advertising Intelligence – Anunciantes por Setor. Janeiro a Junho de 2022 vs Janeiro a Junho de 2021

Portanto, se a sua indústria não investe em marketing digital, ela certamente está perdendo espaço na escolha do mercado comprador de seus produtos e serviços.

Cuidados ao implantar o marketing na sua indústria

Além de adotar um eficiente planejamento e analisar as variáveis constantemente, há alguns cuidados que merecem total atenção da indústria.

Inicialmente, Priscila Santos explica que a indústria não pode atribuir ao marketing o sucesso da venda de seus produtos.

Segundo ela, são as variáveis que explicam o porquê do sucesso. “No caso do marketing, devem ser analisadas a quantidade de leads, a qualificação dos leads e se há oportunidades reais de negócios”. 

Porém, a jornada de compra terá muitas outras variáveis da venda: preço, prazo, comparação com a concorrência, atendimento, especificação do produto, entre outras.

Sendo assim, a estratégia de marketing para a indústria só funcionará se o time estiver devidamente preparado. “O time deve estar disposto a prestar atendimento rápido aos leads e fazer o funil de vendas, como toda negociação requer”, sugere Priscila.

Mas, independentemente disso, a diretora explica que vale muito a pena investir no marketing em indústrias. “Esse tipo de marketing é fundamental para transformar a cultura da empresa, para garantir crescimento sustentável”.

Além disso, as indústrias com maturidade digital já têm parte relevante do seu faturamento sendo gerado através do ambiente online. 

Se a sua indústria ainda não utiliza estes canais, lembre-se que a parcela inativa da sua carteira está comprando de alguém e os seus concorrentes estão aparecendo a todo momento no celular do seu cliente”, finaliza Priscila.

Para saber mais sobre o tema, convidamos você a conferir algumas dicas sobre marketing digital B2B para a indústria do plástico.

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