Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Exportação e valor agregado são atalhos para aquecer mercado de embalagem flexível

Article-Exportação e valor agregado são atalhos para aquecer mercado de embalagem flexível

Produção de Plástico Flexível

Embora o plástico seja um dos componentes que mais ganhe espaço no cadeia de produção de embalagens, o setor sofreu em 2015 uma repentina queda, causada principalmente pela instabilidade do preço mundial do petróleo, comenta, Solange Stumpf, diretora da assessoria de mercado, MaxiQuim e também responsável pela pesquisa inédita sobre o setor encomendada pela Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis).

Em meio a esse cenário, sinais positivos afloram pouco a pouco, revelando perspectivas de um futuro promissor. Dentre eles, a recente pesquisa divulgada pela Data Folha onde o índice de confiança do consumidor  voltou a melhorar e registrou 98 pontos, a melhor pontuação desde dezembro de 2014, quando era de 121 pontos.

Para 2017, o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê que a economia brasileira voltará a crescer. O órgão estima um avanço de 0,5% no PIB, contra uma projeção de crescimento nulo feita nos dois últimos levantamentos do órgão.

Considerando as projeções feitas para todos os anos, é a primeira vez desde o relatório de julho de 2012 que o FMI melhora uma estimativa feita para a economia brasileira. Na ocasião, o fundo elevou de 4,1% para 4,6% a estimativa de crescimento para o PIB de 2013.

Enquanto o mercado se aquece, uma solução encontrada pelas indústrias do segmento foi investir em produtos com maior valor agregado, como embalagens de barreira e de desempenho superior, e focar na exportação. Os números do mercado externo, aliás, corroboram essa aposta. Em 2015, as exportações de embalagens plásticas flexíveis apontaram aumento em volume de 16,4% e em valor, cresceram 1,6%.

A logística reversa nas embalagens plásticas

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar