Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ERP: entenda o que é e por que sua indústria precisa

Article-ERP: entenda o que é e por que sua indústria precisa

ERP_o que é e por que sua indústria precisa.png
O ERP garante uma gestão muito mais integrada do processo industrial. Quando usado, ele ajuda a otimizar processos e melhorar a comunicação interna de todo o negócio

Com o advento da digitalização e da gestão 4.0, muitas empresas têm adotado softwares de gestão para auxiliar suas atividades e garantir uma melhor performance do negócio. Neste contexto, o ERP é um software que ganha bastante espaço na gestão industrial.

Descrito por muitos como "o sistema nervoso central de uma empresa", um sistema ERP oferece automação, integração e inteligência de essencial importância para a execução eficiente de todas as operações do negócio.

Entenda mais sobre o que é um sistema ERP, suas principais funcionalidades e por que ele é tão importante para processos industriais.

Sistema ERP: o que é?

No ambiente corporativo, um ERP (Enterprise Resource Planning), ou “Planejamento de Recursos Corporativos”, é um sistema de gestão que une vários micros sistemas em um único ambiente. 

Ou seja, o ERP une o sistema de estoque, de finanças, de pagamentos, de impostos, de vendas em um mesmo lugar, como explica Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus.

“O ERP se trata de um sistema que vai gerenciar toda ou quase toda a indústria em uma única ferramenta. Ele integra praticamente todos os setores, desde o administrativo até o PCP. Por isso, ele serve como espinha dorsal que vai estruturar os processos e estratégias do negócio.”

Ou seja, de uma maneira bastante básica, o ERP é um sistema que ajuda a gerenciar eficientemente todos esses processos em uma plataforma totalmente integrada e única.

Funcionalidades de um ERP que você deve conhecer

A necessidade de gerenciar todos os setores de uma indústria, de uma maneira mais fácil e em um único lugar, faz com que os ERPs sejam importantes ativos para melhor controlar todos os recursos da organização.

De forma geral, o ERP é ideal para otimizar processos e melhorar a comunicação interna de todo tipo de negócio. No mercado, há soluções de ERP para gerenciar um e-commerce e ERP para gestão de uma grande indústria, impactando diferentes modelos de negócio com a mesma eficiência.

Exatamente por isso, Leão salienta que as funcionalidades de um sistema ERP podem variar conforme a tecnologia desenvolvida por cada fornecedor.

De maneira geral, o Diretor Comercial indica que os recursos atendam na totalidade ou boa parte das necessidades técnicas e processuais da indústria. 

“O ERP exerce influência desde o administrativo (vendas, financeiro, nota fiscal, compras) até a produção (controle de produção, estoque, qualidade, expedição, projetos, custos, MRP, programação final)”, diz.

Resumidamente, para uma indústria, o ERP terá a função de:

  • Emissão automática de boletos
  • Geração de notas fiscais eletrônicas
  • Maior agilidade nos processos administrativos
  • Controle mais preciso de todo o estoque
  • Maior capacidade de controle e padronização dos processos
  • Identificação e redução de erros
  • Melhorar a eficiência financeira e fiscal

Diante destas muitas funcionalidades, Leão recomenda que as indústrias devem utilizar um software que seja especializado no segmento industrial. 

Somente por meio de um ERP especializado que a indústria conseguirá abarcar as necessidades específicas desse negócio, como a complexidade do processo de transformação e atendimento às exigências legais”, opina Leão.

No ERP, módulos compartilham um banco de dados comum

Na indústria ou em qualquer outro negócio, um sistema ERP é composto por módulos integrados ou aplicativos empresariais. Eles se comunicam entre si e compartilham um banco de dados comum.

Para que funcione bem, cada módulo ERP se concentra em uma área empresarial, mas eles trabalham juntos usando o mesmo banco de dados para atender às necessidades da empresa.

Ou seja, finanças, contabilidade, recursos humanos, vendas, estoque, logística e cadeia de suprimentos são pontos de partida conhecidos e gerenciados por cada módulo, que utiliza um mesmo banco de dados.

Além disso, Thiago Leão salienta que existem vários tipos de tecnologia ERP que o gestor da indústria pode optar. 

Estes tipos vão variar conforme as funcionalidades presentes, modalidade de instalação e hospedagem do software (como em nuvem ou no servidor local) e linguagem em que ele foi desenvolvido. Saber a sua necessidade é o ponto de partida.

Atualmente, a maior procura se dá por sistemas que estão em nuvem, pois podem ser acessados de qualquer lugar, e pela contratação no modelo SaaS (software as a service, quando o software é adquirido como um serviço de assinatura, englobando o uso da ferramenta em si e o serviço de manutenção, atualização e suporte inclusos).

Por que a sua indústria precisa de um sistema ERP?

Como você viu até aqui, o grande objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da indústria de uma forma mais centralizada e gerir o seu fluxo por toda a operação. 

Isso permite acesso rápido e confiável à informações geradas por todos os processos da indústria. Consequentemente, permite a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados.

Diante disso tudo, Thiago Leão ressalta que um ERP irá integrar e estruturar a gestão de toda a indústria. 

“Um bom ERP gera dados e relatórios a partir de lançamentos realizados no sistema; realiza cálculos e projeções; gera histórico e funciona como um local que concentra os processos, rotinas, estratégia e informações do negócio.”

Dessa forma, ter um ERP é ter uma espinha dorsal da empresa, com todos os setores sendo gerenciados por módulos integrados que garantem uma gestão, também integrada, muito mais assertiva e eficiente.

Agora que você sabe o que é ERP, entenda as aplicações da ferramenta na indústria de plásticos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar