ferramentaria é fundamental no processo industrial dos mais diversos setores econômicos, e com a indústria de transformação do plástico não é diferente. 

“Nós somos um setor que atende transversalmente todas as indústrias. A gente faz ferramentais de extensão para perfis, moldes para injeção de plástico, borracha, conformação mecânica”, confirmou Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), ao podcast Nomus. 

Em resumo, ferramentaria é o ramo da indústria metalmecânica responsável pela criação e construção de ferramentais (moldes, matrizes, estampos, dispositivos) que serão utilizados pela indústria de transformação. 

Estes ferramentais são produzidos em empresas de ferramentaria, cujos processos envolvem praticamente todo tipo de operação: conformação a frio e quente, corte, dobra, repuxo e muitos outros. 

Mercado de pequenas indústrias 

Segundo Dihlmann, o setor de ferramentaria é caracterizado por empresas de pequeno porte e médio porte. Das 2 mil indústrias instaladas em 2024, 78,5% tinham entre 20 e 50 funcionários; 10% entre 51 e 100 funcionários e 7% entre 101 e mil.  

Apenas 3,5% tinham mais de mil colaboradores e compõem a chamada ferramentaria cativa, ou seja, que têm como foco de atuação a manutenção de ferramentais. 

Esse cenário, em que quase 4 em cada 5 indústrias são de pequeno e médio porte e, muitas vezes, de origem familiar, acaba gerando desafios para que as empresas se modernizem e se tornem mais competitivas, que vão desde a gestão até a adoção de novas tecnologias. 

Por exemplo, a idade média do parque instalado no Brasil é alta (em torno de 21 anos), e muitos equipamentos não possuem opções de conectividade, com protocolos padronizados. 

“A gente fala muito em Indústria 4.0 e, o Brasil, na média das empresas, não está nem na 2.0. É uma palavra fantástica, transformação digital, mas ela carece de um entendimento maior dos empresários, dos profissionais, para que ela possa de fato ser transformada numa ferramenta de resultados positivos para as empresas, e o Brasil precisa acelerar isso”, constatou Dihlmann. 

Passos para melhorar a gestão e a produtividade da ferramentaria 

A seguir, o Mundo do Plástico lista uma série de etapas que podem colaborar para melhorar o desempenho das ferramentarias. 

Estrutura e Organização 

A formalização do conhecimento e dos métodos de trabalho é o primeiro passo para melhorar a gestão. 

Fluxos, Processos e Padrões: Manuais de procedimentos padrão, desde a cotação até a manutenção do ferramental, garantem a replicação, reduzem falhas e facilitam o treinamento de novos colaboradores.  

Revisão: A realização de um Lean Review (processo de revisão baseado na metodologia Lean) ajuda a identificar e eliminar desperdícios, como tempo de parada de máquina, retrabalho e outros.  

Comunicação: Precisa ser clara e rastreável. Softwares de ERP tornam o status de um projeto visível a todos os envolvidos.  

Dados e Automação 

A coleta de dados das máquinas em tempo real, seu processamento para auxiliar no processo de decisão e a automatização dos processos estão na base da Indústria 4.0. 

Extração de dados: Coletar dados em tempo real – tempo de ciclo de máquina, paradas não programadas, consumo de ferramentas, tempo de setup – contribuem para tomadas de decisão mais assertivas. 

Automatização: planejamento da produção, gestão do ciclo de vida do produto e workflows de aprovação de projetos de forma automatizada liberam os técnicos para tarefas de maior valor agregado e asseguram maior produtividade e qualidade. 

Novas Tecnologias: A Manufatura Aditiva é uma ferramenta cada vez mais utilizada na prototipagem ou até mesmo produção de componentes de molde. É um processo mais barato, rápido e que vem evoluindo ano a ano. 

Capacitação da mão de obra: O investimento em treinamento ou contratação de profissionais melhora o retorno do investimento em novas tecnologias (CAD/CAM, sistemas de gestão, e integração de máquinas). 

Dihlmann reconheceu que a automatização não é um processo fácil nem barato, mas irreversível. “Então, que comece numa célula única, comece numa máquina só, comece a implantar esta cultura na cabeça dos profissionais, porque isso tem muito a ver com cultura também”

Financeiro e resultados 

Controle: Calcule o custo real da hora-máquina, incluindo depreciação, manutenção e overhead, de preferência com uso de sistemas que auxiliam na conformidade fiscal e no controle de custos de projeto. 

Avaliação: Os resultados precisam ser constantemente avaliados a partir de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) pré-definidos: Overall Equipment Effectiveness (OEE), taxa de retrabalho, cumprimento de prazo e outros. 

Programa de modernização para ferramentarias 

Os proprietários e gestores de ferramentarias interessados em modernizar seus processos têm à disposição um programa oferecido pelo Governo Federal. 

Trata-se do Conecta Mais, uma plataforma do Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação (antigo Rota 2030), que integra o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, coordenado pela Fundep e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. 

Com foco na cadeia de ferramentais de produtos automotivos, o programa ajuda os empresários das ferramentarias a superarem os desafios de baixa produtividade e defasagem tecnológica, conectando ferramentarias, fornecedores e consultores. 

Gratuito, o Conecta Mais realiza um teste de maturidade tecnológica para entender o nível em que cada ferramentaria se encontra e quais as medidas prioritárias para impulsionar sua competitividade. O mapeamento inclui: 

  • Estratégia e Organização  
  • Recursos Humanos  
  • Coleta e Análise de Dados  
  • Aplicação de Tecnologias  
  • Operações  
  • Integração com Clientes e Fornecedores 

Para participar da jornada de inovação e produtividade, é possível fazer o cadastro gratuito neste link.  

Além disso, a Abinfer vem promovendo a estruturação do Complexo Econômico Industrial de Ferramentarias, chamado de Programa Podium. 

Constituído de 12 pilares estruturantes, o programa quer resgatar a posição do setor brasileiro junto aos maiores fabricantes mundiais de ferramentais.  

Agora, com estas dicas para profissionalizar a gestão de sua ferramentaria, saiba como criar um plano de negócios