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5 dicas para encontrar clientes para indústria

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Está com dificuldades de encontrar clientes para sua indústria? Confira 5 dicas para otimizar este processo e melhorar as vendas

Saber como captar clientes para a indústria representa um dos maiores desafios de um profissional de vendas. Afinal a grande meta de qualquer empresa é atrair clientes e gerar os melhores negócios.

Pode até parecer óbvio, mas encontrar clientes para indústria nem sempre é fácil, com a possibilidade dos resultados das estratégias de vendas serem frustrantes, a ponto de desestimular a empresa.

Entretanto, existem algumas dicas que você pode seguir para ter um plano de ação realmente eficaz e que permita um bom retorno sobre investimento.

A seguir, falamos sobre estratégias de marketing para encontrar clientes para sua indústria e colher bons resultados. Acompanhe.

Como encontrar clientes para indústria?

O sucesso de qualquer negócio, independentemente da área de atuação, depende de uma equipe de vendas bem organizada e que detenha um plano de prospecção de clientes bem estruturado.

Improvisações, confiança em excesso ou desconhecimento do próprio negócio são cenários que não podem acontecer, sendo os grandes responsáveis por causar atrasos ou até perda de negócios.

Por isso, antes de sair procurando clientes para indústria, é preciso organizar todo o processo. Nessa etapa, o planejamento de vendas é tão importante quanto a conclusão da venda em si.

Este planejamento inicia com a prospecção de potenciais clientes que atendam ao perfil buscado e vai até o fechamento propriamente dito de uma venda. Mas, neste meio do processo, há recomendações que valem a pena ser seguidas.

5 dicas para captar clientes e aumentar vendas para indústria

Saber como atrair clientes para indústria e promover a venda de um produto ou serviço vai muito além de apenas replicar uma centena de ações de marketing ensinada nos livros ou apostilas:

1. Definir o perfil de cliente ideal (ICP)

Definir qual é o perfil de cliente ideal, normalmente, não é uma tarefa fácil, principalmente para a indústria, mas é imprescindível para ter um foco. “Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém”, ressalta Anderson Luis Lorenzini, CEO da Agência Labra e especialista em inbound marketing para indústrias.

Segundo o CEO da Labra, é fundamental que a indústria saiba o perfil de cliente ideal para seu negócio, para somente depois montar todas as estratégias de Marketing e Comunicação que vão atingir este público.

Isso também irá informar ao mercado que você, como empresa, realmente entende do assunto e é referência sobre o que vende.

Anderson Lorenzini explica, também, que dizer não aos contatos que chegam também é algo difícil e delicado de se fazer, mas importantíssimo para a saúde comercial e financeira da empresa.

Assim, quanto melhor definido o seu ICP, maiores as chances de ter sucesso nas suas entregas de produtos ou serviços.

2. Buscar indicações de potenciais clientes

As indicações de possíveis clientes em comum são sempre importantes para qualquer negócio, pois a chance de fechamento é muito maior.

Porém, é preciso tomar cuidado para que sua empresa não seja dependente ou refém apenas de indicações para poder vender.

Segundo o especialista, isso gera um risco enorme ao negócio, pois a indicação pode vir como pode não vir:

“Recomendo aqui sempre ter fontes/canais alternativos que geram oportunidades de negócio para sua empresa, aí sim terá uma operação comercial mais saudável e com um pouco menos de risco.”

3. Realizar pesquisa de mercado/prospecção

Pesquisar dentro do mercado de atuação também é dever de casa para todo gestor responsável por captar clientes para indústria.

“Se sua empresa busca ser referência em algo, é necessário entender em geral sobre o assunto e sobre o mercado”, diz o especialista.

Prospectar novas oportunidades de negócios e novos clientes é algo que funciona muito bem para qualquer indústria.

“Existem várias maneiras de se estruturar um time comercial de prospecção ativa, bem como projetos de Inbound Marketing que também ajudam e muito a trazer novas oportunidades e vendas”, sugere.

4. Anúncios online

Hoje, quem não está inserido na internet, está perdendo clientes e vendas para indústria.

Diante disso, trabalhar anúncios online dentro de um projeto de Marketing Digital ou Inbound Marketing é de suma importância.

“Dentro de todos os canais digitais que uma empresa pode atuar, os anúncios online são responsáveis por boa parte das novas oportunidades de negócios e vendas, bem como acelerar o posicionamento da sua marca no mercado”, complementa Anderson.

5. Atualização do portfólio de produtos e soluções

Ainda na questão online, o mínimo que qualquer indústria precisa ter é um website institucional que esteja atualizado com todos os seus produtos ou serviços.

Além disso, ter um website moderno, adaptado para dispositivos móveis é o mínimo necessário e que toda indústria deveria ter. “Hoje mais de 60% dos acessos em websites já são realizados de celulares, tablets, etc, portanto seu website precisa estar adaptado para esta realidade também”, finaliza o especialista.

Por fim, é importante destacar a importância de ter processos de captar clientes para indústria minimamente organizados, tanto para encontrar possíveis oportunidades de vendas, como para caminhar com cada venda e também atender o pós-venda.

Continue aprimorando suas estratégias e baixe o nosso Guia para gestão de pequenas indústrias!

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