Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

3 formas de implementar contabilidade digital para indústria

Contabilidade digital na indústria.png
A contabilidade digital para indústria é um modo de otimizar os processos contábeis na empresa, conferindo mais assertividade aos profissionais

A implementação da contabilidade digital para indústria é uma grande aliada da conectividade entre as informações. Nos dias atuais, mesmo os pequenos negócios devem integrar seu método de trabalho à automação. Isso é importante para organizar os dados, processá-los de forma eficiente e, com essa prática, elevar a empresa a um novo patamar. E como fazer isso?

Contabilidade digital para indústria

A contabilidade digital se baseia no uso de internet, tecnologias e softwares para realizar tarefas. A contabilidade tradicional, por se basear em interações físicas, tem processos mais morosos. Por este motivo, é importante implementar a contabilidade digital na sua indústria.

Um dos primeiros benefícios que ela traz é a diminuição dos gastos tributários da empresa. A burocracia brasileira vem da extensa legislação que o país apresenta, com mais de 4,6 mil normas. Isso significa que os profissionais desta área, bem como seus sistemas, se voltam a calcular impostos e taxas, preencher guias e acompanhar mudanças na legislação.

Quando se implementa a contabilidade digital para indústria, a empresa não precisa contratar mais profissionais para dar conta da alta demanda. Isso porque a tecnologia assume as tarefas burocráticas por um custo bem menor do que seria gasto caso houvesse necessidade de contratação.

Outro ponto relevante é que a modernização do serviço simplifica a vida do gestor. Ao invés de se dedicar para as burocracias, ele pode focar em estratégias para a empresa. A contabilidade digital permite que ele resolva as questões no ambiente online, em qualquer hora ou local. Ou seja, não precisa se deslocar até o escritório físico do contador para resolver questões fiscais.

Pensando nisso, apresentamos 3 passos para implementar a contabilidade digital para indústria. Todas as dicas são de Marcelo Valentim, diretor financeiro da EuContabilizo Web, plataforma contábil digital.

3 passos para implementar contabilidade digital no seu negócio

#1 Automatizar os processos contábeis

O primeiro passo para implementar contabilidade digital para indústria é a automatização dos processos contábeis. Como explica Marcelo, é “automatizar a ocorrência, o registro e o processamento das operações financeiras. Isso é fundamental para tornar a rotina produtiva e dinâmica, eliminando e reduzindo erros humanos”

Como apontamos anteriormente, a tecnologia assume a burocracia contábil e as tarefas rotineiras desse campo. E, para isso, precisamos adotar as ferramentas corretas.

#2 Procurar ferramentas tecnológicas que facilitam o serviço contábil 

Existem inúmeras ferramentas tecnológicas que facilitam o serviço contábil. A transformação digital fez com que essas soluções se tornassem comuns em todos os segmentos, inclusive na indústria.

Contudo, o empresário deve saber escolher bem para que a tecnologia não trabalhe de forma contrária. De nada adianta ter um software complexo que dificulta a usabilidade, tomando ainda mais tempo dos profissionais responsáveis pelas rotinas contábeis. A ideia de utilizá-las é exatamente otimizar processos e aumentar a produtividade. 

Dentre as soluções para a área, o gestor deve buscar por plataformas contábeis especializadas nesse processo de digitalização. Para Valentim, uma das soluções é a contabilidade baseada em nuvem, “que consiste na adoção de softwares que permitem que o provedor armazene e gerencie os dados financeiros em um sistema único. Esse método é fundamental para tornar a rotina muito mais segura, dinâmica e produtiva, além de ser fácil de utilizar”

#3 Apostar na mudança de mindset e na capacitação

Por fim, além de automatizar os processos contábeis com as ferramentas corretas, o gestor deve capacitar seu pessoal. Muitos profissionais têm dificuldades em lidar com a tecnologia, mas isso não é algo que deve impedir a adoção da contabilidade digital para indústria. 

O indicado é contribuir para a mudança do paradigma mental (mindset) com treinamentos e palestras. Para Marcelo, “pode-se oferecer treinamentos e palestras que ensinem sobre a contabilidade digital e as ferramentas tecnológicas. Ter funcionários capacitados e abertos à mudança é o ponto chave para que todo o processo funcione e se tenha o sucesso desejado”.

 A contabilidade digital para indústria é um modo de otimizar os processos contábeis na empresa, conferindo mais assertividade e produtividade aos profissionais. É uma das manifestações da transformação digital industrial.

Confira soluções acessíveis para a Indústria 4.0!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar