• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão, Inovação

Gestão empresarial: como a tecnologia pode ajudar a indústria do plástico

Com a chegada da Indústria 4.0, o uso da tecnologia na gestão empresarial se tornou vital para empresas que desejam se manter competitivas. Afinal, é preciso de cada vez mais agilidade e capacidade de inovar. Isto só é possível com processos eficientes e com a coleta e análise de dados para a tomada de decisões.

Mas como a indústria do plástico e a ferramentaria podemaproveitar a tecnologia para uma gestão empresarial eficiente? Confira a seguir!

Modernizar é preciso

Cada vez mais, a modernização se mostra uma questão de sobrevivência. “Na medida que deixamos de acompanhar alguns movimentos e atualizações, perdemos performance, os custos aumentam e precisamos rever as estratégias para continuar mantendo a nossa posição de mercado. Entretanto, no médio prazo, corremos o risco de estamos muito limitados a um mercado consumidor restrito e que está disposto a pagar pelo modelo ‘quase artesanal’ ou até mesmo artesanal”, diz Roberto Vilela. Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais e autor do livro “Em Busca do Ritmo Perfeito”.

De acordo com o especialista, modernizar permite acelerar os processos, minimizar erros e otimizar os recursos. E a tendência é que os processos manuais sejam substituídos por tecnologia. Dessa forma, o profissional passa a atuar mais na inteligência e nas tomadas de decisão.

Já para Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, fornecedora se plataformas de desenvolvimento e integração de aplicações de software, a modernização da indústria não envolve apenas novas tecnologias. “O primeiro passo para o sucesso na entrega de um produto está em conhecer o mercado em que se atua. Os processos de negócios hoje são muito diferentes de há alguns anos. A velocidade do mundo dos negócios exige tecnologias mais simples e ágeis, e não o contrário”, explica.

Para Repullo, a ferramentaria do futuro deve estar alinhada a este novo cenário. “A Indústria 4.0 alia automação, robótica, inteligência artificial e tecnologias modernas. A ferramentaria que desejar se manter neste mundo deve observar a evolução de seus clientes neste mundo. Além disso, é preciso lembrar que a Indústria 4.0 é uma jornada. Ela pode se iniciar a qualquer momento e com pequenos passos”, conclui.

Como a tecnologia colabora com a gestão empresarial

As tecnologias de software são destinadas à administração das informações envolvendo todas as etapas de negócios. Isso acontece desde o chão de fábrica até a entrega ao cliente. O objetivo é o de se atingir a excelência operacional. “No caso da gestão empresarial da ferramentaria, podemos considerar o controle de cada item envolvendo toda a cadeia de produção e distribuição. Assim como em outros setores, a gestão das informações permite melhor tomada de decisão em busca de menores custos e maior eficiência”, explica Repullo.

Vilela chama a atenção para o fato de os recursos disponíveis serem inúmeros. Portanto, é preciso entender quais deles possuem aplicabilidade na gestão empresarial do negócio.

“Recursos tecnológicos para facilitar os processos de gestão de indicadores e performance, gestão de custos, materiais, qualidade e de desperdícios trazem para a ferramentaria uma oportunidade. É hora de entender melhor o seu desempenho e atuar nos momentos necessários com maior assertividade”, diz Vilela.

De acordo com o especialista, a tecnologia ainda gera dados confiáveis que apoiam a rápida tomada de decisão. Além disso, o planejamento baseado em dados também é uma oportunidade. A tecnologia ainda pode colaborar para o atendimento ao cliente, como é o caso dos chatbots, por exemplo. Essa ferramenta garante disponibilidade 24 horas por dia, além de desafogar as equipes.

“Quando pensamos no chão de fábrica, precisamos olhar para o conceito de Indústria 4.0 e a tecnologia aplicada neste cenário. Ou seja: dispositivos captando dados na linha de produção e integrados ao sistema de gestão, sensores que identificam oportunidades de melhoria, controle de dados e de produção de ponta a ponta. Esses investimentos resultam em redução de custos operacionais, mais produtividade e competitividade”, complementa Vilela.

Quais tecnologias podem ser vantajosas?

Vilela ressalta algumas das já conhecidas ferramentas para a gestão empresarial, como:

  • ERPs: sistemas para o controle e gestão dos processos/informações internas;
  • CRM: sistemas para registrar e estratificar os momentos de relacionamento com os clientes;
  • BI: sistemas para estratificar os números de desempenho da empresa e criar indicadores para as tomadas de decisões;
  • Ferramentas mais básicas como chats, aplicativos de mensagens etc;
  • Soluções mobile, que garantem a coleta, acesso e gestão de dados em qualquer ambiente;
  • Plataformas de gestão de atividades, soluções integradas com bancos, plataformas digitais de fintechs, por exemplo. Permitem a gestão financeira em tempo real e a liberação de créditos e saldos rapidamente e com baixo custo.

Para Repullo, independentemente da ferramenta escolhida, o mais importante é que a empresa mapeie todos os seus processos. “Muitas vezes, pensa-se que uma solução usada por uma outra empresa do setor pode ser usada da mesma maneira. No entanto, devemos considerar quais são os processos reais que a empresa possui. Uma pequena empresa da indústria plástica certamente terá uma ferramentaria muito distinta de uma outra empresa do setor de calçados, por exemplo”, explica.

De forma geral, a tecnologia tem muito a contribuir para a gestão empresarial da indústria. E, com isso, garantir mais vantagem competitiva e um crescimento saudável mesmo em meio a cenários altamente complexos, competitivos e instáveis.

E aí? Como você está se preparando para a era da gestão digital? Conte nos comentários!

PROFISSIONALIZAR A GESTÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *