Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Segurança do trabalho na indústria do plástico; veja como potencializar

Segurança do trabalho na indústria do plástico; veja como melhorar

Manter a segurança do trabalho requer uma atenção especial dos gestores da indústria do plástico. Afinal, boas práticas nesse sentido ajudam a impedir que a saúde e o bem-estar dos colaboradores sejam colocados em risco, além de evitarem custos extras referentes à ausência e à recuperação dos trabalhadores afetados e danos à marca da empresa.

“As empresas que não prestam atenção suficiente à segurança no ambiente laboral podem se ver sujeitas a multas e penalidades. Acidentes podem gerar custos com tratamentos médicos e reclamações trabalhistas”, ressalta Rodrigo Kaefer, engenheiro de segurança do trabalho.

Após um incidente, a organização perderá um tempo considerável para investigar o ocorrido, incluindo encontrar e treinar um substituto para o trabalhador acidentado. As cifras pagas podem, até mesmo, ultrapassar a casa de milhares de reais, pois incluem perdas salariais, despesas médicas e custos administrativos – isso  sem contar os danos materiais.

Além disso, frequentes acidentes com funcionários, incluindo óbitos, causam danos emocionais significativos no local de trabalho.  E o impacto físico, emocional e financeiro pode perdurar por anos.

A segurança do trabalho na indústria do plástico

Em um setor tão abrangente quanto a indústria do plástico, não é possível escapar das estatísticas de acidentes no ambiente de trabalho. Contudo, “manter o chão de fábrica seguro e saudável não é apenas uma questão de recursos humanos, mas algo amparado pela legislação brasileira, como a NR-12, indica Kaefer.

Independentemente de serem trabalhadores iniciantes, veteranos, supervisores ou gerentes de fábricas, os funcionários precisam conhecer os riscos à saúde, as medidas necessárias para atenuar esses perigos, os padrões comuns de segurança e os procedimentos de conformidade.

Dicas para melhorar a segurança do trabalho na indústria do plástico

Os empregadores devem estar atentos para mitigar os inúmeros riscos aos funcionários –  desde a exposição a produtos químicos ao risco de escorregões, tropeções e quedas. As empresas, portanto, devem preparar e abordar uma ampla gama de questões de segurança. Entre elas, destacam-se:

1. Melhore o treinamento dos funcionários

Um dos primeiros passos para melhorar a segurança na indústria é garantir que todos os trabalhadores sejam treinados em suas responsabilidades laborais e na adoção de técnicas seguras.

2. Utilize proteções em máquinas

As proteções são recursos de segurança que servem para cobrir partes perigosas do maquinário capazes de provocar ferimentos ao operador ou a outras pessoas próximas. Portanto, no chão de fábrica, todas as máquinas devem ser avaliadas quanto à proteção adequada para evitar ferimentos e outros incidentes.

3. Forneça os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados

Geralmente, os EPIs (Equipamentos de e Proteção Individual) utilizados na indústria incluem roupas, óculos, calçados e proteção para a cabeça. A organização precisa avaliar os equipamentos apropriados para cada trabalho. Além disso, é preciso certificar-se de que o empregado esteja adequadamente preparado para utilizar o recurso, por meio de treinamentos. Vale lembrar de que o EPI precisa ser mantido, avaliado e atualizado regularmente.

4. Crie um ambiente de trabalho seguro

Um local de trabalho seguro envolve a criação e manutenção de um ambiente em que os funcionários possam trabalhar com segurança, sem risco para a sua saúde e o seu bem-estar físico e psicológico. Outros fatores como limpeza, envolvimento dos funcionários e treinamento de gerentes também contribuem para um ambiente de trabalho seguro.

Além disso, para motivar os trabalhadores, a gerência pode fornecer recompensas por fazerem um bom trabalho e por agirem de forma segura.

Dessa forma, a atenção à segurança do trabalho fornece às empresas a oportunidade de demonstrarem seu compromisso com a responsabilidade social de suas operações. Com a conscientização, educação dos funcionários e salvaguardas no local de trabalho, é possível lidar melhor e diminuir as ocorrências de acidentes laborais na indústria de plástico.

E na sua indústria, quais medidas são tomadas para garantir  a segurança do trabalho? Quais são os principais desafios? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários e até a próxima. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar