Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

molde para confecção de peça plástica

Especialista dá dicas de como otimizar um molde de peça plástica

Para aumentar a eficiência do molde e melhorar a qualidade das peças de uma indústria de transformação plástica é necessário estar atento não só a problemas específicos da produção, como também a questões técnicas mais amplas que vão desde a escolha da matéria-prima, conservação  até manuseio do profissional.

Ronaldo Guedes Rosa Filho, professor do curso técnico em Plástico da ESATEC Educacional, explica que o aumento de produtividade passa por conhecimento, treinamento, técnica e contratação de profissionais habilitados, além de uma observação atenta ao tripé da produção de materiais poliméricos: o molde, a máquina e a matéria-prima.

Uma indústria plástica deve observar itens como cavidades intercambiáveis e disponibilidade de peças de reposição

Sobre o molde, o especialista recomenda atenção, além de dedicar atenção similar à da máquina, como seguir criteriosamente a manutenção conforme recomendações do fabricante, e estar atento à manutenção preditiva. “Acrescenta-se o cuidado especial com estoque e limpeza. Cabe, também, observar que, para alcançar excelente produtividade, é preciso ter cuidados desde a fase de projeto do molde.”

Assim, uma indústria transformadora de plástico deve observar itens como cavidades intercambiáveis, disponibilidade de peças de reposição e preocupações com set up, tais como posicionadores, engate rápido de mangueira e identificação de mangueira, entre outras técnicas.

Há, ainda a necessidade de preocupar-se com a matéria-prima. “Precisa ser de qualidade, de boa procedência com certificado de qualidade”, garante. “E ter muito cuidado com excesso de umidade, impurezas, parâmetros, além de dosar adequadamente máster e retorno e ter total controle de todas as fases do processo.

O professor, por fim, faz uma última e importante recomendação: “Para obter o sucesso esperado, só essa receita não basta. É imprescindível, indispensável, um corpo técnico, muito treinamento e disponibilidade de recursos. O técnico em plástico tem competência para gerenciar e atuar no processo, seguindo as recomendações, e garantir desempenho e produtividade máxima no processo”, finaliza.

Plastico_E-book-Reciclagem de Plastico

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar