Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

atualização tecnológica da ferramentaria - indústria do plástico

Atualização tecnológica da ferramentaria: primeiros passos

A atualização tecnológica é apontada por 49,3% dos transformadores de plástico no Brasil como o caminho para o crescimento. Essa opção perde apenas para iniciativas que impulsionem as vendas (59,4%), de acordo com o estudo de mercado encomendado pelo PICPlast.

Ainda de acordo com o estudo, a necessidade vem da alta concorrência do segmento. Ou seja, há uma demanda investimentos em iniciativas que permitam aprimorar a eficiência operacional, reduzir perdas e aumentar o controle de qualidade.

Apesar da importância, no entanto, a atualização tecnológica ainda é uma atividade desafiadora para muitas empresas. Afinal, é preciso saber onde e como investir para que as novas máquinas e equipamentos tragam o resultado esperado.

Quer entender melhor os benefícios e como planejar a atualização tecnológica do seu negócio? Então, não deixe de ler este artigo!

A importância da atualização tecnológica

"Assim como em quaisquer negócios na modernidade e em um livre mercado, a atualização é extremamente importante e necessária. Além da cobrança do mercado e o aparecimento de novos players, cenário bem comum nesse setor do plástico, também é por meio da atualização de produção que as empresas conseguem melhorar seus produtos, oferecer diferenciações e cortarem custos de longo prazo", explica Jaqueline Pivato, Marketing and International Director da Refrisat.

Com a chegada da Indústria 4.0, a atualização tecnológica se faz ainda mais importante e urgente. Afinal, as indústrias precisarão ser cada vez mais produtivas e flexíveis. Para tanto, é preciso investir em automação e em máquinas modernas e inteligentes.

Vale dizer que esta não é uma preocupação exclusiva das grandes indústrias. Pelo contrário, as pequenas e médias também precisam se modernizar para otimizar a produção. Além disso, a atualização também permite gerir melhor os processos, cumprir com os prazos e produzir itens de alta qualidade.

Como implementar um processo de modernização

Um bom processo de atualização tecnológica precisa partir de um planejamento e de um entendimento dos gargalos atuais do negócio. Só assim será possível priorizar e focar na modernização dos itens que realmente farão a diferencia para a produtividade industrial.

"Acho que existem muitas maneiras de implementar um processo de modernização. Isso depende muito do foco da empresa e da maneira como a produção de cada uma é organizada. Antes de tudo, a organização financeira e administrativa é essencial. Por isso, a elaboração de um projeto técnico com custos e orçamentos para análise preliminar é de extrema importância", recomenda Jaqueline.

De acordo com a profissional, dependendo da empresa, é interessante procurar a ajuda de uma consultoria. Dessa forma, é possível cortar custos desnecessários na compra de equipamentos e instalação e, ao mesmo tempo, encontrar melhor custo-benefício de curto e longo prazo.

"Após a fase de planejamento, orçamento e viabilização financeira, o processo deve seguir um cronograma que foi pré-definido na fase inicial ou revisto antes desse start oficial. Organização para tudo, até mesmo atualizações menores e menos custosas, é essencial, é por meio de um planejamento criterioso e organizado que conseguimos cortar custos e tempo. Portanto, enxergamos que a melhor forma de se modernizar qualquer negócio é com planejamento, e o resto flui naturalmente", completa.

Modernização da fábrica aliada a resultados

É importante frisar que a atualização tecnológica precisa vir acompanhada de objetivos e metas. Só assim a indústria conseguirá obter um retorno sobre o investimento e ganhar mais competitividade no mercado.

Jaqueline recomenda a procura por financiamentos que sejam interessantes para o negócio, desde BNDES até com instituições privadas. "Um financiamento inteligente, feito com base em um estudo prévio, traz um fluxo de caixa mais saudável e permite repasse justo de custos ao cliente e mais modernizações de curto e longo prazo".

Além disso, a especialista chama a atenção para a importância de se manter informado e atento às novidades do mercado por meio da participação em eventos e publicações/notícias sobre o tema.

"Por fim, e talvez mais importante: escute o mercado. É por meio do mercado e do que seus clientes querem/precisam que você vai definir quais são as modernizações que merecem a sua atenção máxima e prioritária", completa.

Ainda é importante capacitar os colaboradores para que eles consigam usar as novas máquinas de maneira apropriada. Portanto, tenha em mente que a atualização tecnológica é um processo que demanda a participação de todos.

Apesar de todos os desafios, este é um investimento que, se realizado de forma correta, tem o poder de levar o negócio a outro patamar!

TAG: Inovação
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar