Mundo do Plastico faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

indústria mais sustentável

4 ações para tornar sua indústria mais sustentável

Além dos benefícios ambientais, sociais e produtivos, a sustentabilidade pode ser uma maneira de otimizar os processos internos. Isso porque, muitas vezes, a reutilização de materiais pode servir para reduzir custos operacionais. Ou seja: tornar a indústria mais sustentável pode ter vantagens competitivas e econômicas.

Cada vez mais, pessoas e órgãos regulamentadores estão de olho nas ações praticadas pela indústria para reduzir os impactos sob sua responsabilidade. “Na indústria plástica, muitos dos produtos que utilizamos como matéria-prima vêm de fora. Dessa forma, temos que nos desafiar cada vez mais para encontrar um tipo de solução que ajude a manter o volume de produção, sem afetar os custos e, ainda, interferindo o mínimo possível no meio ambiente”, pondera Jun Ishida, gerente industrial na Formapack Embalagens Plásticas.

Confira 4 ações para uma indústria mais sustentável

Monitore constantemente o consumo

Um dos grandes custos para a indústria é o consumo de energia elétrica. Até por isso, soluções de autoprodução e cogeração de energia têm se mostrado benéficas para a indústria como um todo. Em uma escala menor, vale a conscientização coletiva de que equipamentos consomem energia continuamente. Isso é especialmente importante na indústria, em que existe uma produção ininterrupta. Por isso, qualquer alternativa para reduzir o consumo é mais do que bem-vinda.

Uma boa maneira de criar uma rotina mais sustentável nesse sentido é estabelecer um calendário com algumas tarefas de revisão e manutenção dos equipamentos que podem ser programadas. Assim, além de averiguar a eficiência energética de cada um deles, você também otimiza a vida útil dos equipamentos, evitando, inclusive, o descarte precipitado desses materiais.

Envolva seus colaboradores para uma indústria mais sustentável

A conscientização dos colaboradores não pode ser ignorada quando se trata de tornar a indústria mais sustentável. É preciso criar uma cultura de sustentabilidade, de modo que todos entendam que a preocupação com o meio ambiente é necessária. Para isso, convém criar ações e campanhas internas que promovam um mundo mais verde. Esse tipo de atitude pode, inclusive, servir como um diferencial para gerar engajamento com a sua marca. Afinal de contas, o consumidor tem reconhecido cada vez mais os esforços corporativos quando falamos em questões ambientais.

Descarte corretamente os resíduos e invista em coleta seletiva

Com a separação correta dos resíduos produzidos pela sua indústria, fica mais fácil destiná-los para todo tipo de reaproveitamento possível. “O cidadão já se mobilizou para praticar a coleta seletiva proporcionalmente adequada ao volume de lixo produzido. Então, é o mínimo que podemos esperar de setores industriais”, aponta o engenheiro de produção Leandro Ribeiro. De acordo com ele, “para facilitar o processo, a indústria pode buscar certificações que ajudem a organizar tudo e ainda garantir um selo verde. O selo pode ser uma adição ao valor da marca, como no caso do ISO 14000”.

Reutilize a água da fábrica

Muitas indústrias já possuem uma série de sistemas de tratamento que permitem a reutilização de água e ajudam em diversas frentes, como, por exemplo, a reduzir o consumo de energia, a emissão de gases poluentes e os resíduos orgânicos. Sem falar que a água reutilizada tem uma série de aplicações, ajudando a manter a indústria econômica, objetiva e eficiente.

Leia mais sobre isso:

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar