A 7ª edição do SMDI (Seminário de Marketing Digital na Indústria) foi realizada ontem, 12 de agosto, na sede da ABIMAQ. A associação promove esse encontro presencial focando nos setores de marketing e vendas das indústrias.
Com as constantes transformações digitais que o setor navega, “explorando novos caminhos” foi o tema desta edição do seminário. Durante o evento, além de uma palestra magna para todos os participantes, a programação se dividiu em duas trilhas com palestras específicas: marketing e vendas, justamente.
Abaixo, acompanhe um pouco do que foi essa edição do SMDI!
Navegando as mudanças do mercado B2B
A primeira apresentação do dia foi conduzida por Sandra Turchi, CEO da Digitalents e atuante no mercado digital há 27 anos. Ela compartilhou com o público a “Bússola da Transformação”.
Sandra apontou as tecnologias que estão em maior discussão, não só na indústria de máquinas como em todos os setores da sociedade: inteligência artificial, machine learning, dispositivos wearables, realidade aumentada e realidade virtual. Mais do que uma transformação digital, vivemos a “fusão de fronteiras entre as esferas físicas, digitais e biológicas”.
Apontando que “o ser humano sempre foi tool builder, um fabricante de ferramentas visando a produtividade”, a especialista destacou o crescimento da IA não é mais uma opção para as empresas, e sim um imposição para se manter produtivo e competitivo.
Mas, com tantas mudanças, como navegar a transformação digital e ainda obter resultados positivos?
Aqui, a especialista apresentou sua bússola:
- Norte: foco no cliente
- Sul: tecnologia, marketing e automação
- Leste: novos modelos de negócio
- Oeste: cultura e pessoas
Concluindo, a transformação não é só adoção de tecnologias, mas envolve também pessoas, agilidade, aprendizado contínuo e processos.
SMDI 2025: mais insights e oportunidades
Durante o evento, que foi apoiado também pelos embaixadores Noara Pozzer e JP do Whats, os participantes puderam acompanhar mais palestras de especialistas, incluindo:
- O valor de uma marca, com Beatriz Guarezi, especialista em branding;
- Como a Inteligência Artificial está transformando a arte de vender no B2B, por Vinicius Melo, CEO da D2B e Vice-presidente de Expansão da AnaMid;
- Sua marca desapareceu na Prateleira da IA?, com Gui de Bortoli, CEO da Orgânica Digital;
- O Funil sem vazamentos: Táticas de conversão para cada etapa da jornada B2B, com Sara Zimmermann.
Em comum, o conteúdo trouxe pontos de atenção que a indústria, através da interação alinhada entre marketing, vendas, gestão e outros setores, precisa acompanhar e considerar em seus planejamentos.
O evento da ABIMAQ também contou com patrocinadores que expuseram algumas de suas soluções para marketing, vendas e gestão de dados no final do evento. Visite o site do SMDI para mais informações: smdi.abimaq.org.br
E confira também a cobertura oficial do evento no Instagram da ABIMAQ (@abimaqoficial)