Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Plano para chegar à Manufatura Avançada

Plano para chegar à Manufatura Avançada

Um guia estratégico para gestores de indústrias de transformação de plástico

Plano para a Manufatura Avançada

A emergência da Manufatura Avançada

A Manufatura Avançada, também conhecida como Indústria 4.0, está atualmente no centro do debate mundial em toda a cadeia do plástico, não só para grandes indústrias de transformação, mas, também, nas médias e pequenas. Reconhecida como a 4ª revolução industrial, a Manufatura Avançada tem potencial de modificar substancialmente o mercado mundial do plástico. Isso porque ela prevê a utilização conjunta de várias tecnologias existentes, unindo recursos físicos e virtuais, como robôs autônomos, impressão 3D, Internet das Coisas, Big Data e cloud computing.

O Brasil e a Manufatura Avançada

A grande preocupação atual é a defasagem da indústria brasileira na implantação do conceito da Manufatura Avançada, quando comparada ao cenário dos Estados Unidos e de países da Europa. De acordo com José Rizzo, especialista em automação industrial e empreendedor Endeavor, o Brasil, atualmente, tem instalado 1,5 mil robôs por ano em suas indústrias. Nesse ritmo, levaremos mais de 100 anos para chegar na mesma densidade robótica atual da Alemanha.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Mundo do Plastico lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.