• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Oportunidades

Conheça as tendências em aditivos para a construção civil

Superfícies plásticas, quando expostas ao calor excessivo e à luz solar, podem sofrer danos, como perda de cor e de durabilidade. E para evitar que isso ocorra, os aditivos são essenciais, pois ajudam a aumentar a expectativa de vida dos materiais ao manter suas propriedades físicas e funcionais.

Não à toa, quando aplicados no ramo da construção civil “servem para modificar o polímero que vem da petroquímica e que não atende às propriedades ou especificidades do setor, como resistência a intempéries, ao impacto e à tração. Nós, por exemplo, temos aditivos para a construção civil que aumentam a resistência mecânica e com estabilizantes dimensionais para aguentar altos níveis de impacto. Temos, também, aditivos e absorvedores ultravioletas para produtos que ficam muito tempo expostos ao sol, que têm o objetivo de manter a propriedade do polímero e não alterar a cor visualmente”, ressalta Rodrigo Alessandro Rodrigues,  diretor comercial da Realmaster.

Tendências sustentáveis em aditivos para a construção civil

Cabe ressaltar, também, a existência de soluções sustentáveis em aditivos retardantes. Nesse caso, há a isenção dos chamados halogenados e metais pesados, atendendo a requisitos globais relacionados às questões toxicológicas e ao impacto ambiental. Eles podem ser utilizados em membranas de impermeabilização, não tecidos, fitas adesivas, espelhos de tomada, disjuntores, cabos elétricos, tela de proteção, entre tantas outras possibilidades.

No âmbito da construção civil, também cabe ressaltar os aditivos em concreto. Já na década de 1970, foi desenvolvido o aditivo Naftaleno Sulfonado, que apresentava melhores características dispersantes e manutenção de slump flow. Esse aditivo é conhecido como superplastificante de 2ª geração e permite a redução de até 25% da quantidade de água das misturas, quando usados como redutores de água.

No começo do século XXI, contudo, os aditivos à base de policarboxilato começaram a ser comercializados. Inicialmente, eles eram usados apenas para indústrias de pré-fabricados, porém, com os avanços da tecnologia, começaram a ser usados também em larga escala. Atualmente, esse tipo de aditivo consegue propiciar alto poder de redução de água e um grande tempo em aberto. Portanto, podem ser utilizados tanto para concretos de alto desempenho quanto para concretos de baixa resistência.

Como você vê a aplicação do plástico na construção civil? Conhece algum aditivo que seja fundamental para esse tipo de aplicação? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *