• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Motivos para profissionalizar sua gestão (e dicas para chegar lá)


Profissionalizar sua gestão não se trata meramente de entregá-la a profissionais contratados no mercado de trabalho. É preciso adotar práticas de administração consolidadas e eficientes. Ou seja, estratégias que possibilitem a longevidade do seu negócio. No entanto, esse não é um desafio simples: é necessário agir com responsabilidade, evitando impactos negativos.

Para desenvolver o processo de profissionalização, é indispensável substituir o modelo de gestão exclusivamente conduzido por métodos intuitivos e pessoais. Nele, o fator emocional, as relações informais e a intuição ditam regras, comportamentos e atitudes dos profissionais. Além disso, essas atitudes acabam abrindo margem para problemas e conflitos.

Profissionalizar sua gestão exige conduzir os negócios com visão clara de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o planejamento e o monitoramento de resultados são os pilares do novo modelo de administração.

A profissionalização não vem de uma pessoa, mas sim do coletivo. O processo deve envolver desde o presidente até a equipe de portaria. Por isso, os diretores devem ter foco nos resultados estratégicos, os gestores nos indicadores táticos e os supervisores nos resultados operacionais. Ou seja, os setores devem trabalhar em sinergia nas organizações. “A profissionalização é uma exigência imposta pelo mercado e pela sociedade e as empresas que estão em fase de crescimento e querem se manter ativas no longo prazo precisam se adaptar a ela.” Sidney Rago.

Confira a seguir 3 pontos cruciais para profissionalizar sua gestão

Estratégia

É fundamental ter estratégia com a realização de um diagnóstico empresarial com objetivo de entender as necessidades do negócio. Esse planejamento deve abranger visões de curto, médio e longo prazo. Além disso, deve atender às expectativas e requerimentos dos acionistas.

Processos

A partir do planejamento estratégico, passa-se a revisar e redimensionar um novo modelo de gestão. É importante lembrar que um plano de metas e objetivos bem estruturado consegue garantir a efetividade das estratégias, bem como das principais ações da empresa.

Pessoas

Para o sucesso da profissionalização, deve ser analisada a estrutura organizacional por meio do mapeamento das competências existentes. A definição dos perfis e das habilidades requeridas também deve ser definida de modo a alinhar-se com o novo modelo de gestão. Nessa fase, também será desenhada a nova estrutura organizacional de processos, funções e pessoas, definindo os papéis e responsabilidades para cada cargo.

Leia mais sobre como profissionalizar sua gestão:

PROFISSIONALIZAR A GESTÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *