No terceiro e último dia de Plástico Brasil Xperience, os conteúdos giraram em torno do presente e do futuro do plástico. Discutindo a relação entre o plástico e a sociedade e os impactos do consumo e da inovação no setor, especialistas de várias áreas apresentaram seus pontos de vista e dividiram conhecimentos com o público na plataforma.

Abrindo as conversas do dia, um painel sobre biopolímeros e biodegradáveis reuniu Emanuel Martins (Earth Renewable Technologies), Gislene Zehetmeyer (ISI Polímeros) e Eliandro Felipe (Clariant) para discutir o futuro do plástico sustentável. Unindo diferentes pontos de vista, os especialistas comentaram o cenário atual de bioplásticos no Brasil e no mundo e também responderam ao vivo às questões da audiência.

Uso de descartáveis e relação com a sociedade

Na sequência da manhã, Ricardo Mello (BelloCopo) abordou o impacto social da proibição de descartáveis no Brasil. Comentando a importância e a segurança do material plástico descartável e apresentando dados comparativos para os possíveis substitutos, o especialista reforçou a necessidade de manter esse assunto em pauta e de utilizar dados reais e atualizados sobre o tema.

A relação entre o plástico e a sociedade foi o tema do painel seguinte, que reuniu os professores Antonio Cabral (Escola de Engenharia Mauá), Cassia Nunes (Fatec Mauá) e Marisa Padula (Ital – Centro de Tecnologia de Embalagens). Com exemplos práticos, os convidados defenderam que a percepção negativa sobre o plástico precisa ser combativa, além da necessidade de investir em educação e conscientização social. Reforçando que plástico é valor e que uma sociedade sem ele não é possível, os presentes debateram e conversaram com os participantes no chat.

O papel da cadeia do plástico na economia circular

Encerrando o terceiro dia e fechando a primeira edição da Plástico Brasil Xperience, o futuro do plástico voltou para a pauta em uma discussão sobre o papel do setor na economia circular. Moderador do painel, Miguel Bahiense (Plastivida) recebeu Guilherme Brammer (Boomera), Bruno Igel (Wise) e Suzana Martins Carvalho (JBS) para abordar os desafios e possibilidades que a economia circular traz para o uso do plástico. Respondendo às questões dos participantes ao vivo, os especialistas discutiram os impactos ambientais e econômicos do plástico e qual a responsabilidade da cadeia produtiva nesse cenário.

Ao longo de três dias de evento, a Plástico Brasil Xperience promoveu conteúdos direcionados a representantes de toda a cadeia, permitindo networking, troca de ideias e promoção de produtos, ideias e desafios coletivos. Todo o evento foi gravado e as transmissões podem ser acessadas na íntegra: basta se cadastrar na plataforma gratuitamente e acessar o link “TV Plástico Brasil”. A próxima edição da feira Plástico Brasil acontecerá presencialmente entre os dias 27 e 31 de março de 2023 e, até lá, iniciativas digitais e híbridas devem continuar acontecendo. Acompanhe a Plástico Brasil nas redes sociais para se manter informado!