Toda indústria depende de requisitos básicos para funcionar: matérias-primas, insumos, serviços, mão-de-obra e outros.

O que você precisa saber é que a gestão das empresas que proveem estas necessidades – ou seja, os fornecedores – é vital para a operação.

Em resumo, gestão de fornecedores é o processo que auxilia o planejamento e o gerenciamento de empresas terceirizadas com vistas a garantir as melhores negociações em relação aos produtos e serviços oferecidos, formas de pagamento e prazos.

Neste conteúdo, vamos nos concentrar no fornecimento de resinas para a indústria de transformação do plástico.

“A gestão de fornecedores inclui a seleção criteriosa de fornecedores. Nesse caso, os fabricantes devem avaliar vários aspectos, como qualidade dos produtos, capacidade de entrega, experiência no setor, conformidade com normas ambientais e de segurança, estabilidade financeira e histórico de relacionamento com outros clientes”, recomenda Laercio Gonçalves, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast).

Ele acrescenta que, no que se refere especificamente ao fornecimento de resinas plásticas, uma pesquisa sobre a atuação dos fornecedores e seu know-how no mercado de resinas ajuda a identificar quais empresas estão realmente preparadas para atender a uma entrega pontual e outras demandas que se seguirem.

Onde encontro fornecedores de resina?

Para muitos transformadores, encontrar e escolher os fornecedores de resinas plásticas pode ser um desafio. Para eles, Gonçalves aponta alguns caminhos:

Pesquise na internet

É um método conveniente e acessível, e pode ser feito por meio de motores de busca (Google, Bing e outros), diretórios online, portais do setor e plataformas de sourcing.

Visite feiras e eventos do setor

Eles reúnem uma variedade de expositores, permitem conexão direta com representantes das empresas, esclarecimento de dúvidas, acesso às soluções oferecidas e estabelecimento de contatos comerciais.

Peça apoio para as associações do setor

Trata-se de uma maneira eficaz de obter referências e recomendações de fornecedores confiáveis. As associações geralmente possuem uma rede de contatos e conhecimentos específicos sobre os principais players do mercado.

Participe de redes profissionais relevantes

Grupos no LinkedIn, por exemplo, facilitam a troca de informações e experiências com outros profissionais do setor, incluindo recomendações de fornecedores.

Busque referências

Converse com colegas, parceiros comerciais ou participantes de grupos e fóruns da indústria para obter indicações confiáveis e informações valiosas de quem já têm experiência direta com os fornecedores que você busca.

Que cuidados devo tomar na negociação?

Selecionado o fornecedor, é chegada a hora de fechar o negócio e garantir o abastecimento da matéria-prima.

Neste momento, é preciso tomar alguns cuidados. Gonçalves alerta que o contrato deve especificar prazos de entrega, preços, quantidades, requisitos de qualidade, políticas de devolução e outros termos relevantes.

“Outro ponto importante nos dias de hoje é o engajamento desse fornecedor com critérios como inovação e sustentabilidade, já que o produto oferecido por ele poderá ou não permitir ao fabricante oferecer produtos mais adequados às demandas de mercado”, acrescenta.

O presidente da Adirplast dá outras dicas para se conduzir uma boa negociação:

  • Pesquise informações sobre o fornecedor, como reputação no mercado, histórico de relacionamento com clientes anteriores e referências, a fim de avaliar a confiabilidade e a capacidade do fornecedor para atender às necessidades;
  • Defina e comunique claramente os requisitos e expectativas da sua empresa em relação ao fornecedor. Isso inclui deixar claras as expectativas sobre critérios de qualidade, especificações técnicas, prazos de entrega, volumes de compra, políticas de devolução e outros pontos;
  • Mantenha uma comunicação aberta e transparente com o fornecedor durante toda a negociação. O transformador deve negociar termos e condições que sejam favoráveis para o seu negócio, mas sem comprometer aspectos essenciais para o sucesso da empresa;
  • Formalize tudo em contrato por escrito, de modo a estabelecer obrigações claras e a base legal para resolver disputas futuras, se necessário.

Preciso de mais de um fornecedor?

A Adirplast recomenda manter pelo menos dois ou três fornecedores regulares de resinas com vistas a equilibrar, por um lado, a diversificação de riscos e, por outro, a complexidade de gerenciar muitos fornecedores diferentes.

Além disso, trabalhar com mais de um fornecedor amplia as opções de resinas disponíveis, já que cada um deles pode oferecer diferentes variedades, características ou especialidades que permitem à indústria de transformação atender a requisitos específicos de produtos, inovação ou demandas de mercado.

“Nós, da Adirplast, acreditamos no estímulo à competição e melhoria contínua. A presença de múltiplos fornecedores incentiva a competição saudável entre eles e isso pode resultar em melhorias contínuas nos produtos, serviços e condições oferecidas”, reforça Gonçalves.

Ele alerta que o relacionamento saudável entre indústria e fornecedor nasce de um comprometimento de ambas as partes em fazer o seu melhor para garantir que ambos os negócios prosperem – ou seja, um relacionamento baseado no trabalho ético.

Por isso, em junho de 2023 a Adirplast relançou a campanha #EuTenhoÉtica (lançada pela primeira vez em 2018), por meio da qual incentiva fabricantes a escolher bem seus fornecedores e alerta sobre os riscos de adquirir resinas plásticas de empresas que atuam de forma oportunista no varejo de resinas plásticas.

“Esta prática compromete não apenas os distribuidores que atuam de forma legal, mas os próprios transformadores, que acabam por ter seus negócios aliados aos de empresas que atuam de forma ilícita ao se beneficiar de incentivos fiscais que não são voltados ao repasse de material”, aponta.   

Como faço para gerenciar meus fornecedores?

O mercado oferece ferramentas para a indústria fazer a gestão de fornecedores, como os SRM, softwares projetados especificamente para este fim.

Esses sistemas ajudam a ter uma visão abrangente e em tempo real de dos fornecedores e colaboram no processo de tomada de decisão. Mas qual sistema adotar, diz Gonçalves, depende de cada empresa.

“Independentemente da ferramenta, é importante o fabricante poder avaliar esse fornecedor, inclusive em relação a seus competidores. Isso lhe permitirá identificar seus parceiros estratégicos e a tomar melhores decisões quanto à compra de resinas, além, claro, de tornar sua gestão mais eficaz e transparente.”

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