Descubra como a Business Intelligence na indústria do plástico pode contribuir para os resultados.

As empresas de manufatura estão enfrentando atualmente um período de transição. Trata-se da “nova revolução industrial”, ou Indústria 4.0. Nesse contexto, a digitalização de processos, o Big Data e o aumento das expectativas têm levado ao investimento em soluções de Business Intelligence na indústria do plástico (BI).

“Essa inovação cobre a análise de dados de mercado, estatísticas, tendências e previsões. O objetivo é fornecer informações estratégicas para fornecedores de resina ou polímero, moldagem ou fabricantes de máquinas de extrusão e processadores. É possível atender os mais diferentes segmentos”, pontua Luiz Antonio Junior, engenheiro de produção pela UFRGS.

Business Intelligence na indústria do plástico

O Business Intelligence refere-se à utilização de ferramentas, tecnologias, aplicativos e práticas para coletar, integrar, analisar e apresentar os dados de uma organização. A junção dessas informações resulta em um novo modo a gerar estratégias de negócios. Esse processo envolve a mineração e o processamento de dados para extrair dados e conhecimento de mercado.

Esse processo não apenas se concentra em ajudar as empresas na tomada de decisões mais eficazes. Além disso, ele também torna possível um passo adiante, fornecendo insights sobre como elaborar estratégias de marketing. É possível, ainda, identificar as oportunidades de mercado, acompanhar as tendências de compra e os potenciais clientes da indústria.

A finalidade é simplificar o esforço que as pessoas precisam fazer para pesquisar, mesclar e consultar dados. Esses dados servem antes de decisões estratégicas para o negócio. Por exemplo, uma indústria que deseje gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos pode utilizar esse recurso para identificar atrasos dentro do processo produtivo.

Como o BI pode ajudar a indústria de plástico?

Atualmente, a indústria de manufatura é um ambiente altamente competitivo. As empresas enfrentam tanto concorrência local quanto global. Portanto, as organizações precisam usar todas as ferramentas disponíveis para orientar decisões de negócios melhores e mais ágeis.

Esses dados estão localizados em diversos sistemas, produzidos em muitas formas diferentes. Empresas de manufatura coletam dados do maquinário, além de rastrear informações de suprimentos, custos corporativos, relacionamento com clientes, sistemas de gestão financeira e flutuações do seu setor e também do mercado.

No entanto, existe uma enorme diferença entre dados brutos e informações acionáveis, e essa diferença é conquistada com o BI. Gerenciar grandes quantidades de dados em qualquer empresa pode ser problemático. Em indústrias com várias linhas de produtos e várias contas de clientes e fornecedores, o desafio pode ser ainda maior.

“Ao combinar dados com Business Intelligence, é possível ter mais foco, agilidade e inovação, exigência no mercado atual”, resume o especialista Antonio Junior.

Assim, se o empresário busca a inovação e a melhoria de seu processo decisório, adotar o Business Intelligence na indústria do plástico pode ser uma saída. Por meio de uma melhor gestão dos seus dados, as organizações podem criar uma cultura orientada para análises. Dessa forma, a indústria estará preparada para melhorar o desempenho do negócio, promover a inovação, transformar processos e fornecer insights sobre estratégias e oportunidades.

E você, já conhecia a importância do Business Intelligence na indústria do plástico? Ficou com alguma dúvida ou conhece algum case de sucesso? Deixe sua mensagem nos comentários.

PROFISSIONALIZAR A GESTÃO

Sugestões de imagens: