O housekeeping é uma ferramenta que pode ser aplicada na indústria do plástico para trazer diversos benefícios. Integrante do famoso programa 5S, essa prática é indicada para qualquer negócio que deseje ter maior controle de qualidade e produtividade.
Em uma fábrica, os administradores que sabem utilizar tal ferramenta conseguem enxergar que a limpeza e a organização da indústria é uma grande oportunidade de redução de custo.
Conheça um pouco mais sobre o housekeeping e como ele pode ser vantajoso para a indústria do plástico!
O que é housekeeping?
O housekeeping é uma ferramenta integrante do chamado programa 5S, que surgiu no Japão na década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. Diante da desorganização provocada pela guerra, essa ferramenta de qualidade contribuiu para a reorganização da economia japonesa.
Seu objetivo era transformar o ambiente organizacional e as atitudes dos colaboradores para aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários, ao mesmo tempo em que reduzia desperdícios e custos. E como o housekeeping faz isso? Com base nos 5S (iniciais de 5 palavras japonesas que sintetizam as atividades seqüenciais e cíclicas do programa):
- SEIRI (Seleção): separar o necessário do desnecessário;
- SEITON (Organização): colocar cada coisa em seu devido lugar;
- SEISO (Conservação): limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
- SEIKETSU (Padronização): tornar o ambiente de trabalho saudável;
- SHITSUKE (Disciplina): padronizar a aplicação do “S” anteriores.
Quais as vantagens e indicações de housekeeping na indústria?
Qualquer empresa, inclusive da indústria do plástico, que deseja ter maior produtividade pode utilizar o housekeeping. A ferramenta se estende de escritórios a plantas industriais, fábricas, armazéns e outros ambientes.
Em outras palavras, a maior vantagem do housekeeping é possibilitar a implementação e a consolidação da gestão da qualidade.
Paulo Vieira, consultor e auditor da Qualtec, consultoria especialista em certificações ISO, descreve o housekeeping como ferramenta fundamental para trazer “maior produtividade, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação dos ambientes da organização, sejam eles produtivos, administrativos e principalmente áreas comuns (refeitórios, banheiros, convivência, etc.)”.
Em sua visão, com a implantação dos 5S/housekeeping, “busca-se criar um hábito, que se transforme em mudança de cultura, voltado para a prevenção de acidentes, melhoria do ambiente de trabalho e busca constante aos desperdícios”.
Ele aponta como benefícios do housekeeping:
- Redução de retrabalho, custos e de insatisfação por parte da empresa e dos funcionários;
- Melhora na qualidade de vida e aumento na autoestima dos colaboradores;
- Agilidade na resolução de problemas do dia a dia e na tomada de decisões;
- Estabelecimento de padrões de comportamento claros e factíveis;
- Melhoria na comunicação e incentivo ao trabalho em grupo.
Outro benefício interessante derivados da aplicação do housekeeping é a melhoria do layout industrial e o aumento do espaço físico. Afinal, o ambiente está mais organizado, padronizado e conservado.
O gestor industrial também poderá experimentar outras vantagens, como melhoria do clima e do ambiente de trabalho, facilidade de controlar o local de trabalho e muitos outros.
Como esse programa pode melhorar a produtividade da indústria do plástico?
Os benefícios que o housekeeping traz para a indústria do plástico e para as demais empresas já apontam para seu impacto na produtividade da indústria. Vieira diz que, “ao criar um ambiente de trabalho mais agradável, o housekeeping incentiva a participação, o comprometimento e a proatividade de todos, independentemente do nível hierárquico”.
Quando dissecamos o significado dos 5 sensos, conseguimos compreender de onde vem o aumento da produtividade. Descartar o que é desnecessário faz com que os gestores consigam visualizar melhor a utilização dos recursos disponíveis conforme a necessidade e adequação.
A organização e a conservação do ambiente de trabalho também interfere positiva e diretamente na produtividade dos profissionais.
Para otimizar a gestão da indústria do plástico, os gestores devem adotar ferramentas capazes de melhorar a produtividade em seu fluxo de trabalho. O housekeeping é uma opção interessante, pois traz diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores.
Outra maneira de alavancar os resultados da indústria é a transformação digital. Conheça os 5 pilares da transformação digital!