Você já adota tecnologia para otimizar a produção industrial? Quando falamos no assunto, os gestores de pequenas e médias indústrias pensam imediatamente nos processos administrativos e de chão de fábrica. O que poucos consideram é usar a internet para divulgar sua indústria.

Isso é um sintoma de que muitos empreendedores ainda não consideram o marketing como um investimento essencial. Mas desde já alertamos que ter estratégias neste setor é fundamental para alavancar vendas e fidelizar clientes. Veja, a seguir, 3 formas de usar a internet para divulgar sua indústria.

Soluções em marketing digital como tecnologia para otimizar a produção

Estamos em uma era 4.0. A transformação digital já vinha sendo adotada em grandes indústrias, e a pandemia acelerou esse processo em PMEs, também. Considerando o tempo atual, que se baseia no ambiente digital, precisamos pensar em tecnologia para otimizar a produção.

Trazendo isso para a realidade do marketing, estamos falando, necessariamente, do marketing digital. Mas ele seria uma tecnologia para otimizar a produção? De alguma maneira, sim. Porque o marketing é capaz de alavancar suas vendas, aumentando o fluxo de caixa e interferindo em todo o processo produtivo industrial.

O marketing digital nada mais é do que um conjunto de táticas que sua empresa pode utilizar para atingir seus objetivos de marketing. Os canais mais utilizados são e-mail, mídias sociais, SEO, mídia paga etc.

3 formas de usar a internet para divulgar sua indústria

Como utilizar a internet para divulgar sua indústria? Para isso, você deve, antes de qualquer coisa, saber como se posicionar e qual seu objetivo final. Esse é o caminho para se comunicar com a audiência certa, com sua persona (representação do cliente ideal).

Matheus Jacob, economista e mestre em Filosofia, com educação executiva em Liderança e Comunicação pela Chicago Booth Business School e em Retórica e Persuasão pela Harvard University, entende que “todas as ferramentas digitais têm o seu propósito e sua linguagem própria”. Por isso, é preciso ter estratégia e saber utilizá-las.

Na visão do especialista, é possível agrupar as ferramentas em 3 principais tipos: “Institucionais estáticas (como site, Google Meu Negócios, portfólio), de conteúdo dinâmico (como blog e e-mail marketing) e interativas (as redes sociais). O ideal é o que empresário esteja nas três, para criar credibilidade, presença e humanidade, respectivamente. Sempre buscando uma excelência na comunicação que traduza a persona e o arquétipo da sua empresa”.

Considerando os três grupos, eis as formas de usar a internet para divulgar sua indústria:

Presença em redes sociais e blogs

Marcar presença em redes sociais e ter um blog são formas de usar a internet para divulgar sua indústria. E é uma boa tecnologia para otimizar a produção? Sem dúvidas, porque gera bastante engajamento (que futuramente gera vendas).

As redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, são utilizadas para trabalho e lazer. São bons canais de relacionamento e de publicidade, que conectam diretamente seu negócio à audiência. Respeitando as características de cada uma, é possível traçar boas estratégias – e, claro, ter frequência definida nas postagens.

como usar a internet para divulgar sua indústria

Já o blog é uma ferramenta pela qual se demonstra autoridade sobre um assunto. Se você está na indústria alimentícia, pode utilizar o canal para criar conteúdos relevantes para potenciais clientes. O blog é uma tecnologia para otimizar a produção, pois posiciona sua marca com maneira destacada no mercado.

Assim, você atrai a audiência interessada em seu conteúdo, deixando sua indústria na “cabeça” do potencial cliente. Se ele precisar de um produto que você oferece, certamente, se lembrará de “quem o educou”.

Criação e otimização de sites e aplicativos próprios

Seu site institucional é seu cartão de visitas. Não só é uma tecnologia para otimizar a produção, mas uma forma de usar a internet para divulgar sua indústria. Ele deve conter informações básicas, ter navegabilidade fácil, interface amigável e design atraente. Ou seja, deve ser otimizado ao máximo, inclusive para acesso em diversos dispositivos.

Além disso, é possível desenvolver aplicativos próprios do seu negócio. Sabe-se que quase todo mundo tem um smartphone, e que os apps resolvem problemas rapidamente. Que tal utilizar essa tecnologia para otimizar a produção, alavancando suas vendas?

Google Meu Negócio

Por fim, o Google Meu Negócio é uma ferramenta simples, que traz as informações da sua empresa na internet de forma fácil. Você pode se conectar com (potenciais) clientes por meio da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita. É mais uma maneira de usar a internet para divulgar sua indústria e ampliar as interações com sua audiência.

Existem várias formas de usar a internet para divulgar sua indústria. Essas são apenas algumas possíveis: com auxílio profissional, busque a melhor tecnologia para otimizar a produção por meio das vendas.

Aliás, existem diferentes maneiras de utilizar a tecnologia em sua indústria. Veja como economizar energia com ela!