• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Plástico Brasil

Aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística

Os compósitos são muito utilizados pela indústria automobilística, e trazem vantagens para este setor. O tema foi apresentado no Parque de Ideias, na palestra “Aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística”, pelo engenheiro do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov.

Ele explicou as propriedades dos compósitos e como eles devem ser produzidos de acordo com a especificação do que será produzido. “Para a indústria automobilística, este material pode ter ganhos. Por exemplo a sua leveza – que traz mais eficiência que o aço”, explica.

Dentre as vantagens dos compósitos, Kurilov destaca:

– Elevada rigidez e resistência específica;

– Processamento relativamente fácil;

– Custo de fabricação relativamente baixo;

– Flexibilidade na orientação do reforço.

O especialista também afirma que os compósitos estão presentes em quase todos os modelos fabricados atualmente – seja em peças internas ou externas, de qualquer tamanho. “Isso acontece pela durabilidade da peça e resistência à corrosão – um compósito pode aumentar a vida útil de um veículo em até 20 anos”, conta.

A aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística também oferece a redução de massa, mantendo-se a elevada resistência. “Isso quer dizer que há uma diminuição de emissões e melhoria no consumo de combustível”, explica.

O Parque de Ideias está com uma grade de programação completa, com palestras sobre temas importantes para a indústria do plástico. Além disso, é possível conferir as principais marcas do mercado, com soluções inovadoras para o setor.

A Plástico Brasil vai até dia 29 de março, no São Paulo Expo, e a inscrição é gratuita. Faça já seu credenciamento e venha ver de perto as principais novidades e tendências da indústria do plástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *