Educação circular: esse é o tema-chave da parceria firmada entre o Instituto Soul do Plástico e a ETEC Mairiporã. O objetivo? Alertar alunos e a população sobre as aplicações da Economia Circular como uma alternativa benéfica – no contexto sustentável e até mesmo comercial e financeiro. 

Na Plástico Brasil 2025, alunos da escola técnica estão apresentando aos visitantes o ETEC RIT – Reciclagem, Inovação e Tecnologia, num estande junto ao instituto (A129). Existe um projeto em pauta e ganhando forma, que foi desenvolvido pelo Instituto Soul do Plástico e aplicado na prática na escola técnica. 

Já falamos sobre esta iniciativa por aqui, mas na visão de Rui Katsuno, Presidente da Soul do Plástico, que deu entrevista ao podcast TalkPlast durante o terceiro dia da feira. 

Agora, você confere a opinião de quem participa na prática: os alunos. Confira mais a seguir! 

“Uma simples tampinha de garrafa!” 

Assim estão dizendo os estudantes da ETEC quando algum interessado para na frente do estande e mostra curiosidade pelo que está sendo exposto. “É isso mesmo, uma simples tampinha de garrafa pode virar um produto útil às pessoas, como este, um porta-celular”, mostrou Miguel Gonçalves, estudante da ETEC-Mairiporã ao Mundo do Plástico.  

Enquanto isso, ele aproveitou para explicar o processo pelo qual as tampinhas passam até chegar a um novo formato: higienização, trituração, injeção e moldagem. Ou seja, máquinas, equipamentos e muita disposição humana têm ressignificado o plástico, de modo a criar diferentes oportunidades de uso. 

Além da parceria entre o Instituto Soul do Plástico e a ETEC, o respectivo projeto conta com apoio da MTF Termoformadoras, empresa fabricante de máquinas que forneceu um dos equipamentos utilizados. 

Ideia, prática e resultados

Na prática, funciona assim. Os alunos recolhem o máximo de tampinhas que puderem e trabalham o conceito de circularidade em sala de aula. Sob a orientação do professor, eles manipulam o material a ser reciclado, que vira um porta-celular, conforme citamos anteriormente. 

“Para nós alunos, isso é muito legal em todos os sentidos. Primeiro porque algo descartado que teria apenas a função de poluir e prejudicar a população, está tomando importância. Quando um produto se transforma em outro, a gente sai ganhando”, explicou Miguel. 

O estudante ainda comemorou dizendo que os produtos fabricados serão vendidos e o valor arrecadado será revertido para a formatura das turmas envolvidas. “Isso ajuda bastante”, falou com sorriso no rosto. 

“Eu considero que essa é a melhor parceria de todas, porque de um lado está a escola onde estudo e do outro um instituto muito importante para quem já trabalha na indústria do plástico, mas para quem tá começando agora também, como nós”, finaliza Miguel. 

Visite a Plástico Brasil e confira as melhores possibilidades e todas as oportunidades que o setor de plástico oferece! Faça o seu credenciamento.

Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico – 4ª edição – 2025 

24 a 28 de março – segunda a sexta-feira  
Das 10h às 19h  
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900  
Iniciativa: ABIMAQ e ABIPLAST  
Organização: Informa Markets Latam  
Instagram: @feiraplasticobrasil  
Site oficial: www.plasticobrasil.com.br  

Cobertura oficial aqui, no Mundo do Plástico