Oportunidades

Tecnologia In Mold Labeling: você sabe como usar?

A tecnologia In Mold Labeling foi apresentada ao mundo na década de 1970 e tornou-se um dos mais modernos sistemas de rotulação em plásticos. Mas antes de mergulharmos a fundo nesse conceito, precisamos, primeiro, traduzi-lo para o português.

O termo In Mold Labeling significa “rotulagem no molde” e resume muito bem a técnica empregada. Isso porque uma etiqueta de polipropileno (PP) pré-impressa é colocada em um molde, que tem a forma de um produto final, como, por exemplo, a forma de uma embalagem de margarina. Na sequência do processo, o PP derretido é adicionado ao molde, fundindo, assim, o rótulo à embalagem.

Os rótulos In Mold são impressos sobre filmes plásticos especiais de multicamadas que permitem sua adesão nas embalagens durante os processos de sopro ou injeção, fixando-se permanentemente em suas superfícies sem produzir bolhas de ar ou enrugamento pelo calor do molde.

Há três formas de imprimir os rótulos a partir desta tecnologia: digital, off-set e flexografia. Cada modelo tem suas particularidades, e a escolha vai depender muito da empresa que estiver utilizando o recurso.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o In Mold Labeling e as vantagens que ele pode oferecer para a sua indústria.

Vantagens da tecnologia In Mold Labeling

A tecnologia pode oferecer diversos benefícios para a indústria, conforme explica Diego Lico Machado, diretor da Pavão Indústria e Comércio.

A qualidade da impressão é de alta resolução, o que dá oportunidade de explorar mais os rótulos e, assim, atrair mais clientes. Além disso, é resistente à umidade e a grandes alterações de temperatura, fazendo com que o consumidor sempre saiba a marca, a validade e o produto que está consumindo”, esclarece o empresário.

Dentre as vantagens pode-se citar, ainda, o seu custo/benefício, tendo em vista que, ao empregar a tecnologia, a etapa da rotulagem é eliminada, economizando tempo e dinheiro. Além disso, a economia que começa na produção pode ser percebida pelo consumidor, pois o preço que é repassado para o produto final tende a ser menor.

Há, também, uma questão ambiental importante já que, pelo fato de eliminar o uso do papel com a impressão direto no molde, as embalagens são 100% recicláveis, o que resulta em ganhos para o meio ambiente ao facilitar os processos de reciclagem.

Onde é empregada a tecnologia In Mold Labeling?

O sistema é empregado, principalmente, em embalagens e utensílios domésticos, como exemplifica Machado. “Sorvetes, manteigas e produtos de beleza são alguns dos produtos nos quais a tecnologia In Mold Labeling é empregada nas embalagens”, afirma.

Atualmente, ela também é facilmente encontrada na fabricação de utensílios domésticos, como banheiras de bebês, pratos e produtos para crianças.

Outro ponto que reforça o emprego desse processo é a resistência do rótulo ao tempo. Afinal, enquanto o produto durar, a imagem ou mensagem impressa será mantida, garantindo que dados como validade ou especificações de ingredientes mantenham-se intactos e em evidência a para o consumidor.

Quer saber mais sobre a tecnologia In Mold Labeling e outras inovações que podem gerar diferenciais para a indústria do plástico? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *