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E-commerce na indústria do plástico: é hora de montar o seu?

Article-E-commerce na indústria do plástico: é hora de montar o seu?

e-commerce na indústria do plástico
O e-commerce na indústria do plástico é uma tendência cada vez mais forte. A sua está pronta para marcar presença online?

O e-commerce é uma tendência cada vez mais forte para o B2B, e está chegando na indústria do plástico. Existem muitas vantagens em ter um canal digital para disponibilizar produtos e serviços para empresas. Mas será que é a hora certa para seu negócio montar um e-commerce na indústria do plástico? Sem dúvidas. A hora é agora!

Por isso, apresentamos, a seguir, as vantagens do e-commerce na indústria do plástico, demonstrando como essa tendência é importante.

Vantagens do e-commerce na indústria do plástico

O e-commerce faz parte de um movimento chamado DTC, ou "direct to consumer". Essa tendência vem se consolidando em empresas de todo segmento nas duas modalidades: B2C (business to consumer, ou empresa para consumidor final) ou B2B (business to business, ou empresa para empresa).

Helenice Moura, presidente do Comitê de Líderes do E-commerce, maior grupo de empreendedorismo, networking e aceleração do comércio eletrônico no Brasil, acredita que o e-commerce “é um centro de inovação onde a indústria pode se aproximar de seus consumidores, pois ela encurta a cadeia de distribuição”.

Essa é a primeira grande vantagem do e-commerce na indústria do plástico: aproximação do vendedor com o comprador. Quando isso acontece, é natural que o empresário experimente um crescimento nas vendas. Para tanto, o canal digital deve ser estruturado para oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. Afinal, estamos na era do Customer Experience.

Quando isso acontece, aparece a outra grande vantagem: maior lucratividade. Quanto mais vendas, maior o lucro e maiores as possibilidades de crescimento da indústria.

A presidente pontua, ainda, que o e-commerce pode ser também uma forma de ser mais transparente e abrangente na internet quando o assunto é e-commerce B2B:

“No Brasil, cada vez mais, temos a digitalização das cotações no e-commerce, porque a indústria quer ter conhecimento mais rapidamente. Isso ajuda até em questões de compliance, para ser mais transparente. Além disso, com a presença online, ela consegue chegar a mais players diferente. O e-commerce B2B é, assim, uma grande revolução, pois permite negociar os seus ativos online”.

Utilizando esse canal de vendas

As empresas que pretendem ter um e-commerce para disponibilizar seus ativos online podem começar de forma mais tímida. Uma das boas maneiras é utilizando os marketplaces. Além disso, é preciso se atentar a outros aspectos, como soluções amigáveis e seguras, e um bom plano de comunicação.

Marketplace

Marketplaces são plataformas com alto tráfego e tecnologia avançada que agregam diversos lojistas em um só local. Engana-se quem pensa que os marketplaces servem somente para o comércio. Sem dúvidas, sempre nos lembraremos de grandes marcas, como Magazine Luiza, Lojas Americanas, Shoptime e outros. No entanto, já existem marketplaces voltados para a indústria, como ocorre no agronegócio.

Segurança digital

Em uma era digital, a maior preocupação ao navegar na internet é o respeito aos direitos individuais. Privacidade é uma palavra de ouro, que depende diretamente da segurança digital proporcionada pela sua plataforma. Afinal, o cliente repassará dados pessoais e empresariais valiosos. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, essa questão se torna ainda mais importante.

Plano de comunicação e estratégias

O gestor que deseja implementar um e-commerce na indústria do plástico deve pensar em como agir a partir da implementação. Na prática, seu canal digital deverá integrar todos as ações de comunicação e estratégias.

O marketing B2B, que antes ficava restrito aos modelos tradicionais, deve se expandir para o ambiente digital de igual maneira. Afinal, se a venda ocorrerá online, não faz qualquer sentido se manter só com o marketing offline. É possível ter campanhas específicas para o e-commerce, inclusive.

Por isso, gestores mais resistentes à mudança terão dificuldades em aproveitar as vantagens do e-commerce. Mas a mudança é fundamental para garantir a competitividade da indústria, pois o ambiente online é o principal meio de captação de clientes atualmente.

Para vender online ou offline, o gestor da indústria deve conhecer seu consumidor. Para garantir as vantagens do e-commerce na indústria do plástico, deve pensar em segurança e comunicação digital. O caminho é simples, mas não é fácil. No entanto, a única certeza é que está na hora de você ter um e-commerce para sua indústria!

Aproveite e confira 3 formas de divulgar sua indústria na internet!

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